Ílhavo lança os seus seniores para o palco

“TeatralIDADES” é o nome do projecto que envolve duas dezenas de pessoas com mais de 60 anos e que será dado a conhecer à comunidade no próximo mês de Maio.

Fotogaleria
Maria João Gala
Fotogaleria
Maria João Gala
Fotogaleria
Maria João Gala
Fotogaleria
Maria João Gala
Fotogaleria
Maria João Gala

Se a idade é um posto, a maioridade é a fase da vida marcada pela possibilidade de fazer tudo aquilo que nunca se pode fazer durante os muitos anos de dedicação ao trabalho e à educação dos filhos. Esse é, pelo menos, o exemplo dado pelos muitos frequentadores do Fórum Municipal da Maioridade de Ílhavo – espaço camarário, mas que é dinamizado por várias instituições –, que se empenham nas várias actividades e aulas que ali decorrem todos os dias. E parte deles, cerca de duas dezenas, estão, agora, a ser chamados a participar num novo projecto, que os vai levar a saltar para o palco e a vestirem a pele de verdadeiros actores.

O desafio foi lançado pela autarquia ilhavense e está já a ganhar forma, com a realização dos primeiros ensaios. Em breve, mais concretamente em Maio, o projecto, que recebeu a designação de “TeatralIDADES”, será dado a conhecer à comunidade com aquela que será a primeira apresentação pública do grupo teatral constituído única e exclusivamente por maiores de 60 anos.

Por ora, a atenção está toda concentrada nos ensaios e aulas de expressão corporal e vocal – que decorrem a um ritmo de três por semana. “Isto funciona como uma terapia”, garante Blandina de Jesus (mais conhecida por Dina), uma das actrizes envolvidas no “TeatralIDADES”. Na reforma há sete anos, Dina garante que tem aproveitado da melhor forma todo o tempo livre que tem nesta nova fase da sua vida e este novo projecto teatral aparece como a “cereja no topo do bolo”. “Adoro dançar, cantar, representar e estou ansiosa para ir para o palco”, assegura.

Já Júlio Sardo, de 75 anos, outro dos seniores que aderiu ao projecto, confessa-se algo receoso. “Tenho medo que venha por aí um papel difícil de interpretar e o tempo pode ser curto para decorar tudo”, testemunha, no final do ensaio a que o PÚBLICO assistiu. Apesar de a maioria das pessoas pensar que na idade da reforma não falta tempo livre para decorar e trabalhar textos de teatro, Júlio Sardo garante que no seu caso, e no da sua mulher, o cenário é bem diferente. “Entre ginástica e aulas, temos quase todos os dias da semana preenchidos com actividades no Fórum da Maioridade, o que já nem nos vai deixando tempo para tratar das coisas de casa”, afiança este construtor civil, na reforma há dez anos.

Canalizar vivências para o palco
A coordenação dos ensaios e respectiva encenação cabe a Kelly Varela, professora de teatro e encenadora, contratada pela Câmara Municipal de Ílhavo propositadamente para o projecto “TeatralIDADES”. Ainda que conte com muitos anos de experiência no ensino de teatro, Kelly Varela confessa estar a viver a uma estreia ao nível da faixa etária dos alunos com os quais está a trabalhar. “Nunca tinha trabalhado apenas com seniores e está a ser uma experiência completamente diferente”, testemunha. Diferente a que nível? “Estas pessoas têm já grandes vivências e experiências, daí que a minha aposta passe por buscar essas experiências e canalizar tudo no teatro, de uma forma artística”, nota a encenadora, depois de ter dado por terminada uma aula em que levou os futuros actores a falar do tema “saudades”.

Não obstante o facto de o projecto estar ainda a dar os primeiros passos – os ensaios arrancaram há duas semanas – Kelly Varela garante já ter sido surpreendida pela positiva. “Estes alunos são pessoas muito activas, participam em várias actividades, e estão muito à-vontade para experimentar coisas novas e aprender”, afiança a professora.

Nesta fase inicial, o grupo de teatro trabalha ainda “a nível corporal, vocal e também da memória”, refere a encenadora. A peça que será apresentada em palco no próximo mês de Maio ainda não está escolhida, uma vez que a aposta inicial passou por “conhecer os alunos, as suas vivências, e metê-los em contacto com os restantes elementos”. “Só ultrapassada esta fase é que estaremos em condições de trabalhar uma peça em concreto”, explica a professora.

É verdade que ainda faltam dois meses para a grande estreia deste novo grupo de teatro ilhavense, mas Paulo Costa, vereador do pelouro da Maioridade, já vai pensando na continuidade do projecto e na possibilidade de o grupo fazer uma itinerância por vários palcos. “Queremos que esta peça seja apresentada noutras localidades, na certeza de que a aposta passa por trabalhar e ensaiar uma peça por ano”, perspectiva o autarca, ao mesmo tempo que assume que a aposta da câmara municipal passa por fazer do “TeatralIDADES” a “bandeira do Forum Municipal da Maioridade”. “É um projecto que pode e deve ter uma imagem para o exterior”, destaca.

Antigo jardim-de-infância é, agora, casa da maioridade
O espaço que é, agora, a casa dos seniores ilhavenses foi, no passado, um jardim-de-infância. Situado na cidade da Gafanha da Nazaré, o Fórum Municipal da Maioridade de Ílhavo acolhe actividades dinamizadas por instituições tão variadas como a Obra da Providência, Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Nazaré, Fundação Prior Sardo, Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo, Associação dos Pais e Amigos das Crianças da Gafanha da Encarnação, Associação de Solidariedade Social da Gafanha do Carmo, Associação Aquém Renasce e junta de freguesia da Gafanha da Nazaré – além da própria câmara municipal, proprietária do edifício.

“Em vez de trabalharem cada uma nas suas salas de convívio, as instituições aceitaram o desafio da câmara municipal e promovem as suas actividades num espaço único”, destaca o vereador Paulo Costa, a propósito daquela que é a essência do imóvel dedicado à população sénior.

De acordo com um balanço recente, este espaço municipal regista uma utilização diária de cerca de 40 utilizadores e, no ano lectivo de 2013/2014, desfrutaram das suas acções mais de 1400 pessoas. O programa de actividade física dedicado aos seniores registou um total de 333 pessoas inscritas.

Números mais que suficientes para levarem a autarquia ilhavense a prometer fazer mais pela população sénior. “Uma das próximas apostas passa pelo Plano Estratégico da Maioridade, que estamos já a concluir, e que será apresentado em breve”, anunciou o vereador da Maioridade.

Sugerir correcção
Comentar