Idosos da ilha de Santa Maria vão tratar dos jardins municipais

Ilha dos Açores vai criar projecto "jardinagem sénior".

Foto
AFP

A Câmara Municipal da Vila do Porto, nos Açores, quer envolver os idosos na manutenção dos espaços verdes do concelho a partir de Outubro, através do projecto “jardinagem sénior”, estimulando uma cidadania activa e o contacto entre gerações.

“O programa ‘jardinagem sénior’ é um projecto que visa promover uma velhice activa e participativa, envolvendo o máximo de idosos com a população da ilha [de Santa Maria], disponibilizando os conhecimentos que têm e que muitas vezes não são valorizados”, explica Cristina Moreira, alegando “ser um projecto pioneiro na ilha”.

Além da autarquia, que apoiará financeiramente, são parceiros as juntas de freguesia, os serviços florestais e as escolas de 1.º ciclo, já que se pretende envolver também os mais novos nos trabalhos de campo. “Tudo o que diz respeito às plantas e manutenção periódica será da responsabilidade das crianças e dos idosos envolvidos”, diz Cristina Moreira, acrescentando que os idosos que frequentam os centros de convívio poderão inscrever-se na nova actividade a partir de Setembro.

Além de contribuir para o embelezamento dos jardins e espaços verdes da ilha de Santa Maria e das respectivas freguesias, Cristina Moreira refere que o projecto permitirá aos idosos que aderirem partilhar conhecimentos e experiências com os mais novos, exercitar o corpo e minimizar o isolamento e solidão.

“O convívio e a partilha de experiências vão ser sempre um objectivo alcançado. Se vamos ter sucesso, se o projecto se vai estender a outras ilhas dos Açores logo se vê”, avança a coordenadora.

Cristina Moreira reconhece que o projecto “jardinagem sénior” irá “reduzir alguns custos” municipais com a manutenção dos espaços verdes, apesar desta não ter sido a motivação. “Claro que no fim vai, provavelmente, reduzir alguns custos a nível de pessoal, mas vai ter sempre de ter a supervisão de alguém que entende da matéria”, salvaguarda.

Sugerir correcção
Comentar