Hype Market, o mercado de todos para todos, regressa ao Arco do Cego

O Hype Market surgiu da tentativa de “democratizar o acesso” aos mercados.

Foto
~DR

Mónica Martins, criadora do Hype Market Lx, era uma artesã com dificuldades em aceder aos mercados mais recentes. “Havia um certo elitismo”, refere Paulo Martins, responsável pelo departamento de marketing do Hype. “Se não conseguíamos entrar no mercado, por que não criar um mercado onde o acesso fosse mais fácil?” questionaram-se. Daí, nasceu o Hype Market Lx, um mercado de nome inglês mas muito português. A terceira edição decorre este sábado, 24, entre as 11h e as 20h no parque de estacionamento do Arco do Cego, em Lisboa.

Paulo Martins revela que apesar de terem aproveitado “esta moda dos mercados para criar um em que o acesso fosse mais fácil”, pretendem continuar a passar uma imagem de referência mesmo quando a vaga terminar. Revela que, até ao momento, o mercado tem sido um sucesso, sendo que as inscrições para os 70 expositores desta edição já se encontram esgotadas.

O Hype Market Lx é um mercado que, segundo o regulamento, “tem como finalidade a exposição, divulgação, promoção e venda de bens e serviços de pequenos produtores”, maioritariamente de origem portuguesa, e que vendem produtos artesanais, industriais ou gastronómicos, entre outros. Paulo Martins afirma que “existem marcas muito interessantes, inclusive algumas que participam desde a primeira edição”. Apesar de esta ser apenas a terceira edição, pretende-se que seja um mercado de periodicidade mensal, realizado no terceiro sábado de cada mês. A primeira edição foi realizada a 27 de Junho deste ano, no Hotel VIP Executive Villa Rica, na Avenida 5 de Outubro. É desde a segunda edição, realizada a 19 de Setembro, que o Hype Market se faz na zona coberta do parque de estacionamento do Arco do Cego, área privada sob gestão da Empark, S.A.

A novidade desta edição é a integração de uma área de gastronomia de modo a ampliar a oferta e tentar aumentar o tempor de permanência dos visitantes no mercado. Nesta edição não existem projectos de vertente solidária mas Paulo Martins afirma que se encontram “à procura de parcerias”. Nas duas edições passadas, o Hype Market contou com o apoio da blogger Pipoca Mais Doce, Ana Garcia Martins, que se propôs a angariar 42 mil euros para a ala pediátrica do Instituto Português de Oncologia.

Devido às condições climatéricas, o evento foi adiado uma semana, para 24 de Outubro, à mesma hora e no mesmo local, sendo que contará com 95% das marcas inicialmente inscritas. 

Texto editado por Ana Fernandes

Notícia actualizada no dia 22 de Outubro: alteração da data do evento de 17 para 24 de Outubro. 

Sugerir correcção
Comentar