Há duas propostas para o terreno do antigo hotel Nau, a população é que escolhe

Câmara de Cascais vai promover sessões de esclarecimento público, onde os munícipes poderão votar na proposta que consideram melhor para o local.

Foto
Demolições do esqueleto do edifício que foi substituir o Hotel Nau começaram no início de Fevereiro joão Silva

A Câmara de Cascais recebeu duas propostas de aquisição do terreno onde em tempos funcionou o hotel Nau, à entrada da vila. Os projectos, de investidores privados, vão ser apresentados em Março à população, a quem cabe a decisão final sobre qual deles pode avançar.

Segundo o presidente da câmara, Carlos Carreiras, na próxima semana a autarquia irá informar os munícipes sobre as propostas que foram recebidas até esta sexta-feira - data limite definida pelo autarca aquando do início da demolição do esqueleto em betão e ferro situado junto à estação da CP de Cascais, no início de Fevereiro.

Carreiras disse ao PÚBLICO que os promotores vão explicar os pormenores dos projectos em duas sessões públicas: uma na segunda semana de Março, outra na semana seguinte. Os participantes vão poder votar nessas assembleias, em urna fechada, no projecto que consideram servir melhor as necessidades do concelho. Segue-se mais uma semana de votação, com a urna instalada na Junta de Freguesia de Cascais e Estoril, aberta exclusivamente aos munícipes.

Os projectos têm de cumprir alguns requisitos: o edifício a construir deverá ter no máximo quatro pisos e a sua superfície total de pavimento não pode ultrapassar os 4700 metros quadrados. No início de Fevereiro, Carreiras garantiu que qualquer projecto para um centro comercial seria excluído à partida.

Carreiras espera que o novo imóvel esteja pronto até ao final do mandato, em 2017, ou mesmo antes.

A demolição do "mono" situado à entrada da vila, que deverá prolongar-se até Agosto, é o culminar de quase duas décadas de avanços e recuos, marcadas por incumprimentos em relação às áreas de construção autorizadas e por um complexo processo judicial.

Sugerir correcção
Comentar