Guimarães regressa à Idade Média com a Feira Afonsina

A Feira Afonsina vai decorrer entre os dias 23 e 26 de Junho.

Foto
Mais de uma centena de mercadores vão transforma Guimarães numa cidade medieval Luís Ramos

Guimarães regressa aos primórdios da nacionalidade de 23 a 26 Junho com a Feira Afonsina, que nesta edição retrata o "Recontro de Valdevez" e promete transformar o centro histórico numa cidade medieval com áreas temáticas, gastronomia e espectáculos.

A sexta edição do evento, apresentada esta segunda-feira, terá mais um dia do que as edições anteriores, aumentando também o número de mercadores de 99 para 112 e, segundo a organização, espera receber "milhares de visitantes" assumindo-se, por isso, um "reforço" turístico e económico para a cidade.

A recriação histórica que suporta a Feira Afonsina deste ano, o "Recontro de Valdevez", retrata o combate entre os exércitos de D. Afonso Henriques e as forças do seu primo D. Afonso VII de Castela, contando com a participação do município de Arcos de Valdevez, outra das novidades da edição deste ano.

"Reunimo-nos com a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, que manifestou contentamento por termos escolhido este tema, sendo que Arcos de Valdevez dá muita importância a esta Feira Afonsina. Queremos criar sinergias que possam reforçar esta recriação histórica", afirmou o vereador da Cultura do município de Guimarães, José Bastos.

O presidente da autarquia vimaranense, Domingos Bragança, explicou ainda que a colaboração com outras cidades será para continuar em futuras edições como forma de dar "dimensão" ao evento. "A Feira Afonsina terá outra dimensão se trouxermos as cidades que tiveram importância na altura das conquistas do Rei de Portugal", justificou.

Segundo José Bastos, aquele é um evento que "ajudará a reforçar a importância da cidade em termos turísticos, históricos e económicos e que dará um contributo muito positivo à dinâmica local. Seremos visitados por milhares e milhares de pessoas", disse o responsável.

Além da recriação do "Recontro de Valdevez", que terá lugar no Campo de S. Mamede dias 22, 23 e 24 às 22 horas, a Feira Afonsina vai ter a habitual zona de mercadores, restauração, áreas temáticas, workshops e "vários momentos" de animação.

Sugerir correcção
Comentar