Guimarães Cidade Europeia do Desporto supera expectativas em quatro meses

O número de provas e de participantes já está acima do previsto na candidatura aprovada no ano passado.

CED já promoveu 39 eventos com 15 mil atletas Paulo Pimenta

Nos primeiros quatro meses do ano, a Guimarães Cidade Europeia do Desporto (CED) já ultrapassou as principais metas que lhe tinham sido traçadas.

O número de provas e de participantes já está acima do previsto na candidatura aprovada no ano passado. A organização continua, porém, a queixar-se da modéstia do orçamento do evento.

Ontem assinalou-se o primeiro terço do programa da CED 2013, ao longo do qual foram realizados já 39 eventos, acima do mínimo de 25 impostos pela ACES Europa, a associação que outorga o título. Também ao nível do número de participantes, os valores previstos vão ser ultrapassados: em quatro meses, 15 mil atletas estiveram inscritos nas provas desportivas realizadas, metade da meta traçada pela organização para todo o ano.

Ao todo, já passaram pela CED 47 mil pessoas, entre atletas federados, espectadores e praticantes de desporto informal, uma das áreas em que o evento mais aposta. “As nossas melhores expectativas estão superadas”, proclamou ontem o vereador do Desporto e presidente da comissão executiva da CED, Amadeu Portilha. “O melhor ainda está para vir”, acredita o mesmo responsável. Até ao final do ano ainda estão previstos 82 eventos e a programação começa a ganhar outra dimensão a partir da segunda semana de Maio, com a realização do Rally de Guimarães e da final four da Taça de Portugal de Futsal

O orçamento da CED foi ontem reforçado em 100 mil euros, fruto de um protocolo com o Instituto Português da Juventude e Desporto, ratificado pelo novo secretário de Estado do sector, o vimaranense Emídio Guerreiro. “É um apoio importante, mas insuficiente”, aponta Amadeu Portilha. Com este apoio, o orçamento da CED passa a ser de 800 mil euros e a organização do evento está agora a negociar com o Governo o acesso a fundos comunitários, para viabilizar algumas das suas iniciativas, nomeadamente a criação de uma academia de ginástica desportiva, para a qual será necessário um milhão de euros.
 

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues