A Câmara de Guimarães vai transferir três milhões de euros para a cooperativa municipal de Cultura, A Oficina, no próximo ano, o que representa um aumento de um milhão de euros em relação aos últimos anos.
A manutenção e a programação dos equipamentos construídos para a Capital Europeia da Cultura justificam o maior investimento da autarquia. O orçamento para 2013 foi aprovado esta segunda-feira e prevê uma quebra global de 33 milhões de euros, face ao exercício anterior.
A autarquia define a sustentabilidade dos investimentos que foram feitos a pensar na Guimarães 2012 como o grande desafio do próximo ano, apontando as candidaturas a fundos comunitários e as parcerias institucionais como a forma de garantir a programação cultural regular nesses equipamentos. Para já, o único impacto orçamental é o aumento da dotação destinada à A Oficina – que já gere o Centro Cultural Vila Flor – para assegurar a gestão da nova Plataforma das Artes e Criatividade.
O orçamento vimaranense para o próximo ano foi aprovado esta segunda-feira, na reunião do executivo municipal, com os votos favoráveis dos vereadores do PS. O PSD esteve contra e o PcP absteve-se. O documento tem um valor global de 106,3 milhões de euros, menos 33 milhões em relação ao ano passado.

Comentários