As ligações aéreas nos Açores e do arquipélago para o exterior estão a ser afectadas esta terça-feira devido à greve na transportadora aérea açoriana SATA e ao nevoeiro que se regista na região.
José Gamboa, porta-voz da SATA, adiantou à agência Lusa que “os voos de serviços mínimos, decretados pelo tribunal arbitral, ainda não começaram a ser realizados”, devido às condições meteorológicas.
A transportadora açoriana tem “uma média de cerca de 40 voos” diários entre as ilhas e com o exterior, mas esta terça-feira vai apenas realizar os serviços mínimos, devido à greve. Assim, e de acordo com José Gamboa, a operação da SATA está restrita à realização de voos entre São Miguel, Faial, Pico, Terceira e São Jorge. No caso da Madeira, foi estabelecido como serviço mínimo as ligações Funchal-Porto Santo e Porto Santo-Funchal e, na Sata Internacional, Lisboa-Ponta Delgada e Ponta Delgada-Lisboa.
De acordo com a plataforma que reúne as estruturas sindicais que convocaram a greve na SATA, iniciada esta terça-feira, a paralisação está a ter uma adesão de “quase 100%”. Ao início da tarde, a empresa ainda não dispunha de dados sobre a paralisação.
Cinco sindicatos convocaram a greve na transportadora dividida por dois períodos, sendo que o primeiro arrancou às 00h00 e termina na quinta-feira, 25 de Abril, e a segunda fase da paralisação está convocada para 2, 3 e 4 de Maio. A greve foi convocada contra a não aplicação na SATA de um acordo assinado entre os sindicatos e a administração da TAP, com vista a evitar cortes salariais entre os 3,5% e os 10% previstos no Orçamento do Estado de 2013.
As datas da paralisação dos trabalhadores da transportadora coincidem com o rali dos Açores e as festas do Santo Cristo, que se realizam na ilha de São Miguel. Coincidem ainda com jogos dos campeonatos nacionais, como alertou esta tarde a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Assim, a FPF receia “possíveis alterações” nos campeonatos nacionais da 2.ª e da 3.ª divisão de futsal e da 3.ª divisão. A confirmar-se a necessária alteração de datas, a federação indica que, nos dois primeiros casos, previstos para dia 4 de Maio, está previsto o adiamento para dia 11, e que, no caso do campeonato nacional da 3.ª divisão, as provas passam de dia 5 também para dia 11.

Comentários