Governo não vai suspender concurso para a STCP

Secretário de Estado recusa que o concurso implique degradação do serviço prestado pela transportadora, como denunciam as autarquias da Área Metropolitana do Porto.

Foto
Serviço da STCP vai piorar com esta concessão, avisam os autarcas da Área Metropolitana do Porto Nelson Garrido

O secretário de Estado dos Transportes deixou esta sexta-feira bem claro que o Governo não vai travar o processo de concessão da STCP. Em resposta ao repto dos autarcas do Conselho Metropolitano do Porto, Sérgio Monteiro recordou que aquele organismo "teve oportunidade de, em devido tempo, expressar a sua opinião" sobre esta matéria e defendeu os termos do concurso lançado em Agosto e amplamente revisto, no caderno de encargos, a 14 de Outubro.

Antecipando esta resposta do governante, o presidente da Câmara do Porto, que confirmou que não irá ao concurso, disse esperar que, face às condições, nenhuma transportadora o faça. Rui Moreira insistiu que a concessão só não dará prejuízo se o serviço prestado piorar, pelo que prometeu uma posição “vigilante” face ao desenvolvimento desta situação. "Se interessar a algum privado, nós cá estaremos depois para fiscalizar se subitamente esse privado tenta transformar isso num negócio interessante à custa da degradação do que são as condições mínimas de operação", garantiu.

Sérgio Monteiro assume que o dinheiro é a grande questão neste concurso, mas nega a tese de que o serviço da STCP vá piorar.  "Da nossa parte o compromisso é de continuar uma política de transportes que seja sustentável no curto prazo e no médio prazo que garanta um custo mais baixo para todos com a mesma qualidade do serviço e regularidade do serviço. É este objectivo de natureza geral que tem uma expressão concreta nos termos dos concursos que já estão lançados no Porto e do que será lançado em Lisboa. É um compromisso que já assumimos publicamente", sublinhou.

A Câmara do Porto e todas as restantes autarquias da área metropolitana pediram esta sexta-feira de manhã, em uníssono, que o Governo suspensa o concurso de subconcessão da STCP. O autarca Rui Moreira levou à reunião do conselho metropolitano um conjunto de informações de análise ao caderno de encargos do concurso que levou os municípios da região a concordar que, como está, a concessão vai piorar a qualidade do serviço prestado, abrindo a porta a despedimentos na empresa pública.

Como o PÚBLICO tinha noticiado esta quarta-feira, depois de ter analisado o estudo que pediu à Universidade Católica a Câmara do Porto desistiu de montar uma candidatura a esta subconcessão, em conjunto com outras câmaras e empresas privadas. E agora espera que o Ministério da Economia ouça os municípios e promova uma nova alteração a este processo lançado em Agosto, separando o concurso do metro do da STCP. A Metro leva já um atraso grande, e corre o risco de não ter um novo operador em Janeiro, estando neste momento a correr negociações, difíceis, entre a empresa e o consórcio que explora a rede, para a celebração de um novo contrato por pelo menos mais seis meses.

As autarquias, lembrou esta sexta-feira o social-democrata Hermínio Loureiro, presidente do Conselho Metropolitano, sempre pediram que as duas empresas fossem concessionadas em separado. E a pressa de dar resposta aos prazos do metro, assinalou Rui Moreira, acabaram por prejudicar o concurso para a STCP. A primeira versão do caderno de encargos gerou tantas dúvidas e perguntas dos concorrentes que o Governo, argumentou, “apresentou praticamente um novo caderno de encargos “ a 14 de Outubro. Mas o texto continuou a não responder às exigências do município, em termos de rede prevista e de intermodalidade, por exemplo, levando-o, na quinta-feira, a entregar nova leva de perguntas, o que suspende o concurso até chegarem as respostas.   

Rui Moreira revelou que o estudo pedido pela Câmara do Porto à Universidade Católica contabiliza um prejuízo de 8,9 milhões no final dos dez anos de concessão, que só poderiam ser mitigados com aumento dos encargos do Estado com subsídios à exploração, diminuição em 10% do valor/km a pagar aos privados que fariam as linhas fora da cidade do Porto ou o despedimento de 60 trabalhadores. “Qualquer uma destas condições é inaceitável”, avisou o presidente do Conselho Metropolitano.

 As câmaras da região consideram que “as profundas alterações” feitas ao caderno de encargos “visaram, no essencial, tornar a subconcessão mais atractiva do ponto de vista económico à custa de aspectos essenciais para a qualidade do serviço”. Com o novo caderno de encargos, a subconcessionária teria de integrar menos cem trabalhadores da STCP do que na versão anterior, o Porto poderia passar a poder ter autocarros com 19 anos a circular, e o peso da frota a gás natural poderia diminuir, com “claros prejuízos ambientais”, lembraram Moreira e o seu homológo de Valongo, José Manuel Ribeiro.

Este autarca socialista destacou ainda que a obrigação de aquisição de viaturas com piso rebaixada, que garante a acessibilidade de deficientes ao transporte público, foi substituída pela “mera exigência de entrada rebaixada” nos autocarros a adquirir durante a concessão. Uma alteração que considerou “muito grave” e atentatória do direito ao transporte das pessoas com mobilidade reduzida.  

Sugerir correcção
Comentar