Aveiro vai receber 10,5 milhões para poder pagar salários

Câmara é a primeira a receber verbas do Estado ao abrigo do fundo criado para apoiar municípios em dificuldades.

Foto
Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, já admitiu que não tem dinheiro para pagar salários Adriano Miranda

O Governo aprovou nesta segunda-feira um empréstimo no valor de 10,5 milhões de euros à Câmara Municipal de Aveiro, que se torna assim no primeiro município português a receber verbas do Estado ao abrigo do Fundo de Apoio Municipal.

Segundo um despacho publicado em Diário da República, e assinado pelos secretários de Estado da Administração Local, do Orçamento e do Tesouro, a Câmara de Aveiro cumpre todos requisitos “legalmente exigidos para a concessão do apoio financeiro transitório de urgência”.

O Fundo de Apoio Municipal (FAM) foi criado por uma lei recente, de 25 de Agosto, e visa apoiar os municípios em situação de ruptura financeira que se encontrem impossibilitados de cumprir pontualmente as suas obrigações, como sejam o pagamento de salários, a prestação de serviços públicos essenciais e o cumprimento do serviço da dívida. É precisamente esta a situação de Aveiro, que no passado dia 17 de Setembro aprovou o pedido de adesão ao FAM e o formalizou junto da Direcção-Geral das Autarquias Locais.

O empréstimo tem um prazo de seis anos e a câmara pagará por ele uma taxa de juro “correspondente ao custo de financiamento da República Portuguesa” durante a respectiva vigência, acrescido de um spread de 0,15%. O reembolso terá de ser feito em dez prestações mensais, “iguais e consecutivas, a efectuar a 15 de Junho e 15 de Dezembro de cada ano, a primeira das quais após 12 meses a contar da data da realização do primeiro desembolso”.

Para poder aceder ao fundo, a câmara dará como garantia “a retenção da receita não consignada proveniente das transferências do Orçamento do Estado e de outras receitas de natureza fiscal”.

Além de Aveiro, outros municípios manifestaram já intenção de recorrerem a esta linha de financiamento de emergência. É o caso de Vila Nova de Poiares, Portimão e Nazaré.

O Governo estima que pelo menos 19 municípios serão obrigados a aderir ao FAM para a regularização da sua situação financeira. Para outras 23 autarquias, o recurso ao fundo — cujo capital social é de 650 milhões de euros, a subscrever em 50% pelo Estado e na restante metade por todos os municípios — será facultativo. As candidaturas terão de ser apresentadas até 30 de Novembro.

Sugerir correcção
Ler 8 comentários