Governo dos Açores mantém protecção de áreas marinhas sensíveis de Santa Maria

O mergulho é uma das actividades reguladas pelas autoridades.

Foto
Nelson Garrido

O Governo dos Açores vai manter os condicionalismos da pesca em quatro áreas marinhas sensíveis em torno da ilha de Santa Maria, passando também a regulamentar as actividades marítimo-turísticas nestes locais.

De acordo com uma portaria publicada nesta segunda-feira no Jornal Oficial dos Açores, divulgada pelo gabinete de imprensa do executivo açoriano, a Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia estabelece regras de acesso específicas para o exercício de actividades humanas na Baixa do Ambrósio, na Baixa da Maia, na Baixa e na área marinha em redor do ilhéu da Vila do Porto, duplicando a zona de protecção em cada um destes locais.

“Estabelecemos um regulamento para a utilização de quatro áreas marinhas protegidas de Santa Maria por operadores marítimo-turísticos que se dedicam ao mergulho”, declara o secretário do Mar, Ciência e Tecnologia, citado na nota.

Fausto Brito e Abreu acrescenta que na Baixa do Ambrósio o mergulho com jamantas é “cada vez mais procurado por turistas” e “carecia de algumas regras para garantir que os mergulhadores não estão em número excessivo junto desses animais”.

No âmbito das alterações agora introduzidas, o titular da pasta do Mar refere que foram ouvidas as associações do sector da pesca, profissionais das actividades marítimo-turísticas, a Universidade dos Açores, organizações não-governamentais de defesa do ambiente, a Autoridade Marítima e o Clube Naval de Santa Maria.

“Foi um processo muito participado que habilitou o Governo dos Açores para poder tomar uma opinião informada que defende os interesses dos marienses e de todos os açorianos”, considera Fausto Brito e Abreu, que destaca o “papel de liderança” do Parque Natural de Ilha de Santa Maria e do Clube Naval de Santa Maria na organização de várias reuniões.

Sugerir correcção
Comentar