Três homens foram detidos nesta quinta-feira de madrugada, após uma perseguição policial na auto-estrada 8 (A8) a um pesado carregado de cereais furtado em Loures e que a GNR recuperou, juntamente com 11 telemóveis e ferramentas usadas no furto.
Segundo a GNR, a perseguição iniciou-se devido a uma denúncia informando que o camião, furtado em Loures (distrito de Lisboa) e carregado de cereais, circulava na A8, na direção sul-norte, na zona de Caldas da Rainha.
A informação foi confirmada pela GNR, que, após avistar o camião, mobilizou patrulhas de vários postos territoriais, nomeadamente das Caldas da Rainha, Alcobaça, Valado de Frades e Pataias, que se juntaram às patrulhas dos Destacamentos de Trânsito de Leiria e Torres Vedras.
Em plena auto-estrada, os militares deram “ordem explícita de paragem ao condutor”, que não só não acatou como seguiu a marcha “com uma condução perigosa e agressiva, tentando por diversas vezes abalroar as viaturas desta Guarda quando tentavam forçar a imobilização do veículo”, refere um comunicado da GNR.
De acordo com a força de segurança, durante a perseguição “um outro veículo de mercadorias ultrapassou a barreira policial” alegadamente com “o intuito de perturbar a acção de interceptação do veículo furtado”, acabando o seu condutor por ser detido. A GNR continuou a perseguição ao camião, que acabou por sair da auto-estrada no nó de Alcobaça, sendo o seu condutor e ocupantes detidos após terem fugido a pé.
Os detidos são três homens, um dos quais com 52 anos e outros dois com 36. Todos foram presentes a tribunal para aplicação de medidas de coação, que não foram divulgadas até ao final da tarde.
Além do camião, a GNR apreendeu diversas ferramentas, uma peça criada especificamente para arrombar a porta do veículo, uma faca e 11 telemóveis.

Comentar