A oitava edição do Festival Mar-Marionetas arranca esta sexta-feira e apresenta até 3 de Fevereiro cerca de 20 espectáculos por sete companhias portuguesas e três oriundas de França, Espanha e Itália. Para a organização, esta "é a melhor edição de sempre" do evento.
Este ano, o festival torna-se mais internacional e passa ainda a contar com o apoio da CP e da Refer, que pretendem introduzir a animação com marionetas no serviço regular dos comboios entre Porto e Aveiro.
Quanto à programação do festival, constituída por espectáculos cujos bilhetes custam entre 1 e 5 euros, os destaques são dois, começando pela produção Le Bar Animé, da companhia francesa Mariettonio, em cena quatro vezes no jardim do Centro Multimeios.
Os franceses trazem a Espinho uma instalação interactiva, que dará a conhecer dois autómatos que, evidenciando estarem de ressaca, vão servir bebidas ao público em troca de moedas especiais - que o público deverá adquirir previamente.
Outro espectáculo bastante aguardado é a Parada contra os Sustos, que, produzida pela companhia Mandrágora, agora com residência em Espinho, proporcionará aos heróis mais jovens - “de carne e osso, peluches ou outros” - uma oportunidade para medirem forças com “o bicho das sete cabeças”. O combate dá-se dia 20, às 15h, no largo da câmara municipal.
O festival inclui ainda workshops, exposições interactivas, animação de rua e em espaços de restauração, e um mercado de marionetas. Mais detalhes sobre a programação podem ser consultados aqui .
O presidente da Câmara Municipal de Espinho, Pinto Moreira, realçou que o evento tem este ano a particularidade de se alargar também a espaços ao ar livre - para além de continuar a ser levado à cena nos auditórios do Centro Multimeios, do FACE, da Academia de Música e da Biblioteca Municipal.
O orçamento para a edição de 2013 é de 19.000 euros e Pinto Moreira encara esse esforço financeiro como plenamente justificado, na medida em que “o retorno social e cultural é muito superior ao investimento”.

Comentar