Fotógrafos passam um dia no Mosteiro da Batalha para divulgar monumento em França

Foto

Nove fotógrafos vão passar um dia no Mosteiro da Batalha para captar “novas perspectivas” que integrarão uma exposição em França para divulgar o monumento que este ano assinala o 30.º aniversário de Património Mundial da Humanidade.

“A visão clássica do postal ilustrado todos temos. O que espero é novas perspectivas, a perspectiva de alguém que chega e que, em determinado contexto, poderá ver algo de novo e é essa a imagem que queremos que ressalte deste trabalho”, disse hoje à agência Lusa o director do mosteiro, Joaquim Ruivo.

O responsável considerou este um “repto interessante” para os fotógrafos da região seleccionados para a iniciativa, que decorre em Abril e é realizada em parceria com a Association France-Portugal, que será responsável pela sua itinerância naquele país, na região de Pau, Bordéus e Paris.

“Em colaboração com a associação foi decidido fazer a exposição, aproveitando o contexto das comunidades luso-francesas que estão bem implementadas e estão a fazer um trabalho cultural que ainda é desconhecido”, declarou Joaquim Ruivo.

Aos fotógrafos será atribuído, por sorteio, um espaço do mosteiro: os terraços, a igreja, a Capela do Fundador, as Capelas Imperfeitas, os claustros, o exterior ou a envolvência com a vila, adiantou o responsável.

“Cada fotógrafo selecciona duas fotografias que depois serão objecto da exposição que a associação vai realizar por vários espaços culturais em Maio”, adiantou o responsável.

Esta iniciativa integra as celebrações dos 30 anos de classificação do Mosteiro de Santa Maria da Vitória como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

“Temos de aproveitar toda a riqueza das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo para potenciar o nosso turismo e para valorizar o nosso património”, notou o director do mosteiro, acrescentando que existem outros contactos, sobretudo no Canadá, no sentido de divulgar, não apenas o mosteiro da Batalha, como a região Centro.

No âmbito das comemorações, também em Abril, no dia 19, realiza-se uma conferência internacional com o fundador do Instituto e Revista NEXUS, Rob Riemen, no âmbito da abertura da exposição internacional de arte contemporânea “5.ª Essência”, que tem como curadora Genoveva Oliveira e que vai estar patente no Claustro Real até 30 de Setembro.

Já a 17 de Maio, às 21:30, a igreja do mosteiro acolhe um concerto com Rodrigo Leão, prosseguindo as actividades até Setembro, com teatro e um congresso internacional.

O Mosteiro de Santa Maria da Vitória, no distrito de Leiria, resultou do cumprimento de uma promessa feita pelo rei D. João I, em agradecimento pela vitória na Batalha de Aljubarrota, travada a 14 de agosto de 1385, que lhe assegurou o trono e garantiu a independência de Portugal, informa o sítio na Internet do monumento nacional.

Sugerir correcção
Comentar