Fogo no concelho de Oleiros mobiliza mais de uma centena de bombeiros

Desde a meia-noite desta segunda-feira, foram 83 os incêndios rurais registados, segundo a Protecção Civil.

Foto
No total, os dois incêndios estão a ser combatidos por 38 bombeiros e 12 viaturas Enric Vives-Rubio

Um incêndio que deflagrou ao início da tarde desta segunda-feira numa zona de mato no concelho de Oleiros, distrito de Castelo Branco, mobilizava, às 15h45, mais de uma centena de bombeiros e sete meios aéreos.

Segundo as informações disponíveis no site da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), este era o incêndio que concentrava mais meios no combate: estavam no local 172 bombeiros, apoiados por 46 veículos e sete meios aéreos. O incêndio deflagrou às 13h43 num povoamento florestal na freguesia de Álvaro.

Até às 15h45, o distrito do Porto era onde se tinham registado mais ocorrências – 18 – mas era em Castelo Branco que estavam empenhados mais bombeiros – mais de duas centenas.

O fogo que deflagrou em Belmonte ainda no domingo foi considerado dominado por volta das 15h40 desta segunda-feira, estando apenas sob vigilância. Chegaram a estar envolvidos no combate cerca de 300 bombeiros.

Este fogo deflagrou no domingo às 16h23 numa zona de fronteira entre os concelhos de Belmonte e Sabugal e queimou uma extensa área de mato e alguma floresta que terá ultrapassado mais de mil hectares, segundo estimativa do vereador com o pelouro da Protecção Civil da Câmara Municipal do Sabugal, Vítor Proença. "Ainda não existe um levantamento rigoroso nem temos dados confirmados, mas pela percepção que temos a área ardida já terá ultrapassado os mil hectares, atingindo sobretudo uma área de mato, não afectando nem bens nem pessoas", referiu o responsável, que tem estado a acompanhar o combate ao incêndio.

Durante o fim-de-semana ocorreram 256 incêndios em todo o país, que envolveram quase seis mil homens. Domingo, com 154 incêndios rurais, foi um dos dias deste ano com mais ocorrências — mas longe ainda das 243 observadas a 4 de Abril, segundo as estatísticas fornecidas pela Autoridade Nacional.

Desde a meia-noite desta segunda-feira, foram 83 os incêndios rurais registados, segundo o boletim da ANPC.

Boa parte do território apresenta-se com um nível muito elevado de risco de incêndio, situação que se manterá na terça-feira.


Sugerir correcção
Comentar