Fogo em Caminha já chega a sete freguesias do concelho

O incêndio que lavra desde a manhã desta segunda-feira em Caminha já atingiu sete freguesias do concelho e apresenta quatro frentes activas, que estavam a ser combatidas pelas 22h por mais de uma centena de operacionais.

Segundo avançou à agência Lusa o vereador do Serviço Municipal de Protecção Civil de Caminha, as chamas começaram na freguesia de Cristelo e rapidamente avançaram, durante o dia, para Vilarelho, Venade e Azevedo, aproximando-se de várias casas.

"Ao final do dia, as chamas começaram a chegar às freguesias de Vile, Moledo e Vila Praia de Âncora. A nossa maior preocupação são as casas e as pessoas, pelo que estamos a repetir o apelo para retirarem material combustível que esteja próximo das habitações e para estarem alerta durante a noite", disse ainda Flamiano Martins.O caso mais complicado, explicou, é na freguesia de Azevedo, em que o fogo tem estado a "poucos metros" de casas, que protegidas por meios dos bombeiros.

"Em todas estas zonas foram colocados meios, mas estamos muito apreensivos, face à velocidade com que o fogo se propaga", sublinhou.

Durante o dia, segundo informação da Autoridade Nacional de Protecção Civil, chegaram a combater as chamas três aviões bombardeiros pesados anfíbios franceses e um helibombardeiro, altura em que se registavam duas frentes activas (até às 18h45).

Pelas 22h estavam no terreno, a combater as quatro frentes activas deste incêndio um total de 102 operacionais, tendo sido accionado um Grupo de Reforço para Combate a Incêndios Florestais (GRIF) de Portalegre.

Sugerir correcção
Comentar