Filmes dos anos 30 sobre Viseu vão ser editados em DVD

Viseu e Viseu: A Cidade Jardim da Beira Interior são dois filmes realizados nos anos 30 sobre a cidade. O primeiro já está em formato digital e o segundo vai ser agora “resgatado” para fazerem parte de uma edição lançada pelo Cine Clube de Viseu em colaboração com a autarquia local

Foto
As películas estão na Cinemateca Nuno Ferreira Santos

A Cinemateca Portuguesa vai recuperar um filme de 1936 sobre Viseu: A Cidade Jardim da Beira Interior. A película, que estava esquecida no arquivo da instituição, vai ser resgatada para fazer parte de um DVD que o Cine Clube de Viseu (CCV) e a autarquia local querem lançar e que inclui ainda um outro documentário filmado em 1930 pelo capitão Almeida Moreira e que já foi salvaguardado em formato digital.

O filme que vai agora ser resgatado, através de um protocolo assinado entre a Cinemateca e a autarquia viseense, é da autoria da realizadora Amélia Beatriz Borges da Câmara Medeiros Rodrigues. Os dois filmes são os primeiros conhecidos de promoção turística de Viseu e mostram a cidade nos anos 30.

A película de 1936 foi encontrada no depósito da Cinemateca e despertou a atenção do Cine Clube de Viseu por se tratar de um documento que “era desconhecido” e feito por uma realizadora cuja “vida é ainda um mistério”. Rodrigo Francisco, da direcção do CCV, esclareceu que esta cópia, com 94 metros e que dura cerca de sete minutos, terá de ser alvo de um restauro “profundo”, uma vez que a sua visualização é, neste momento, impossível. “Não conseguimos ver o que contém, mas encontrámos outros trabalhos da mesma realizadora feitos em outras cidades, por exemplo Cascais, que mostram que é um tipo de filme promocional”, disse. Contou ainda que a realizadora, ela própria com uma “história pouco conhecida”, foi uma “espécie de empreendedora”, uma vez que, por iniciativa própria, filmava as cidades para depois as “vender” enquanto documento de promoção turística.

Rodrigo Francisco explicou ainda que o DVD que está a ser preparado em colaboração com a autarquia viseense incluirá, além desta película, uma outra intitulada “Viseu” da autoria do capitão Almeida Moreira, filmada em 1930, na altura em que o viseense era administrador-delegado da Comissão de Iniciativa e Turismo. “Terá ainda informação sobre os próprios documentários e respectivos realizadores. A ideia é reunir numa só edição títulos de Viseu nos anos 30”, sublinhou Rodrigo Francisco.

Para a Câmara de Viseu, este DVD vai servir como “instrumento de comunicação de uma cidade com história e identidade”.     

Sugerir correcção
Comentar