Festival Literário da Gardunha prolonga-se até Junho

Câmara Municipal do Fundão organiza o festival que contará com vários escritores, piquenique, lançamento de livros e teatro.

Foto
Nuno Júdice é uma das presenças confirmadas no festival Bruno Simões Castanheira

O Festival Literário da Gardunha, que reúne este fim-de-semana no Fundão cerca de 20 escritores, vai prolongar-se até Junho, mês em que se realizará o encontro entre Eduardo Lourenço e Ricardo Araújo Pereira, anunciou nesta sexta-feira a organização em nota enviada à agência Lusa.

Inicialmente prevista para dia 24 de maio, aquela iniciativa do Festival foi adiada para o mês de Junho "em data a anunciar brevemente". Segundo a organização, "o adiamento deve-se a razões de ordem familiar, que obrigaram Eduardo Lourenço a ausentar-se do país".

As restantes actividades programadas manter-se-ão numa viagem por "lugares imaginários" - tema do festival - que contará com as presenças de escritores de diferentes gerações como Inês Pedrosa, Nuno Júdice, Almeida Faria, Ferreira Fernandes, João de Melo ou Susana Moreira Marques, Tânia Ganho e Raquel Ochoa, entre outros.

Para esta sexta-feira, às 18h30 no Casino Fundanense, está programada a apresentação do romance de Inês Pedrosa, Desamparo, com apresentação de Margarida Gil dos Reis. No sábado, o evento prossegue com uma sessão de abertura, no auditório d'A Moagem, às 10h, seguida de uma mesa que reunirá os escritores Tatiana Salem Levy, Inês Pedrosa e Nuno Júdice e de outra com Valéria Romão, Raquel Ochoa, Pedro Eiras e Ana Cássia Rebelo.

Às 14h30, a viagem segue para o coração da Gardunha, onde se realizará uma primeira mesa com Susana Moreira Marques, António Valdemar, Ferreira Fernandes e Rui Cardoso Martins e outra com Maria João Fernandes, Gonçalo Salvado, João Morgado e Manuel da Silva Ramos. Para as 17h30 está agendado um piquenique literário, seguido do lançamento do livro Viagem a Itália de José Manuel Castanheira e de Pedro Castanheira.

O dia encerra n'A Moagem com a realização da peça de teatro Portugal, Meu Remorso, que tem como base textos de Alexandre O'Neill e que será interpretado pelos actores Ana Nave e João Reis.

No domingo, o festival marca presença em Alpedrinha com uma mesa que reunirá João de Melo, João Ricardo Pedro e Manuel João Ramos, seguida de outra entre José Manuel Castanheira, João Tordo, Tânia Ganho e Andrea Zamorano.

O Festival Literário da Gardunha, que incluiu também residências artísticas e um "workshop" sobre a escrita de literatura de viagem realizados ao longo desta semana, realiza-se pelo segundo ano consecutivo, numa organização da Câmara do Fundão e com produção executiva da A.23 Edições.

 

Sugerir correcção
Comentar