Festival Gesto Orelhudo marca os 20 anos da d'Orfeu em Águeda

O festival "Gesto Orelhudo", que combina em Águeda a música, teatro e humor, sai este ano da tenda para o Cineteatro, devido à maior sofisticação técnica dos espectáculos, assinalando os 20 anos da Associação d'Orfeu.

A edição de 2015 ano do "Gesto Orelhudo" mudou a data e começa quarta-feira, decorrendo até sábado (habitualmente realizava-se em finais de Setembro), mas também de palcos, passando da tenda do Espaço d'Orfeu para o Cineteatro S. Pedro e para a Fundação Dionísio Pinheiro.

Dos atractivos do cartaz destaca-se na quinta-feira à noite "Dead Combo e as Cordas da Má Fama", mas logo na noite de quarta-feira Cie. Brouniak (França) estreia em Portugal a fábula visual e musical "Les Plummes Dans l'Oreille". "É uma estreia com a temática engraçada de ter uma orelha em palco e de tudo decorrer em torno desse adereço, que tem tudo a ver com o nome do festival", diz Pedro Fernandes, da organização.

Espectáculo de reconhecimento internacional é também "Marabuta" que vai estar em palco no sábado, pela Guillem Albà & The All In Orchestra (Espanha), um espectáculo enérgico, impulsionado por uma brass band ao vivo, que transmite o caos em forma de musicomédia".

A parte mais institucional da celebração dos vinte anos da d'Orfeu ocorre na quinta-feira, pelas 18 horas, na Fundação Dionísio Pinheiro, com a evocação do percurso cultural desde 1995, em festa com sócios, amigos, alunos, artistas, mecenas, parceiros e beneméritos.

A d'Orfeu é uma estrutura associativa que foi criada por quatro irmãos como escola de música tradicional, que ensinavam a tocar concertina, viola braguesa, cavaquinho e gaita-de-foles, mas em duas décadas não parou de crescer e conta actualmente com 13 profissionais, tendo como campos de actividade a programação, formação, criação e edição.

A escola de música tradicional ainda existe e a d'Orfeu continua a cultivar a formação.

"É uma componente importante das nossas áreas de actuação e temos uma série de projectos, como a orquestra percussiva de Águeda, para o qual são canalizadas diversas turmas do ensino de Águeda, da Cerciag e da Cruz Vermelha, num trabalho de inclusão por via da arte", explicou à Lusa Pedro Fernandes, gestor executivo da associação.

É, contudo, a programação, a área de maior visibilidade actual da d'Orfeu, à conta do festival "Gesto Orelhudo" que agora se inicia e de outras iniciativas como o "Festim, Festival de Músicas do Mundo", e do "Outonalidades", dedicado à música portuguesa.

À passagem do 20º aniversário, a associação quer desenvolver também a vertente da criação, de que o grupo "Toques do Caramulo" é a face mais conhecida, "com mais criações próprias e de forma cada vez mais profissional, para que possa vir a ser uma referência no meio artístico".

Desde 2010 que a associação tem também actividade como editora de livros e CD, com trabalhos com Celina da Piedade e, em co-produção, com os "Gaiteiros de Lisboa" no seu último álbum.

Sugerir correcção
Comentar