Festas do Povo de Campo Maior começam este sábado com 100 ruas floridas

Quatro anos depois da última edição, a vila do distrito de Portalegre volta a ser a capital das flores de papel.

Mais de um milhão de visitantes é esperado nas Festas do Povo de Campo Maior, que arrancam hoje e decorrem até dia 30, apresentando, nesta edição, 100 ruas “engalanadas” com flores, frutos e ramagens de papel.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Associação das Festas do Povo de Campo Maior, João Rosinha, indicou que, este ano, contam com “100 ruas inscritas”, estando envolvidos na organização do evento “cerca de seis mil” voluntários.

“Os números são de facto impressionantes e dizem bem a dimensão destas festas. A edição deste ano vai ser memorável e a decoração das ruas vai ser espectacular”, acrescentou. A poucas horas do início oficial das festividades, ainda ontem havia quem estivesse a confeccionar flores e a preparar a “enramação” das ruas, que decorreu durante a noite passada com a montagem das ornamentações — até então mantidas no segredo dos moradores.

Para dar a conhecer ao mundo esta tradição, está a ser preparada a candidatura das Festas do Povo a Património Cultural Imaterial da Humanidade na Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

De acordo com João Rosinha, a edição deste ano das festas, será um “contributo” para a candidatura, esperando os organizadores que, em 2017, a UNESCO reconheça o evento como uma “maravilha mundial”.
As Festas do Povo de Campo Maior não têm periodicidade fixa, realizando-se, dizem os campomaiorenses, quando o povo quer. A maior atracção são as ornamentações das ruas, sobretudo do centro histórico, mas a iniciativa conta também com um vasto programa de animação e espectáculos.

As Festas do Povo são reconhecidas internacionalmente pela sua originalidade e cariz popular, com os habitantes a prepararem, durante meses, os enfeites que são diferente em todas as ruas. De tradição secular, foram realizadas pela última vez em 2011, depois de um interregno de sete anos.

Pela primeira vez, vão ser cobradas entradas, custando um bilhete diário quatro euros, com estacionamento gratuito. Os residentes ou os naturais de Campo Maior, bem como familiares até ao segundo grau, trabalhadores no concelho e crianças até aos 10 anos de idade estão isentos do pagamento de entradas.

Quatro anos depois da última edição, a vila espera receber mais de um milhão de visitantes nos nove dias de celebração. Através deste evento, dizem os organizadores, a população de Campo Maior mostra ao mundo a sua maior tradição, assim como o valor das suas gentes e a sua capacidade de receber.

Em apenas 15 anos, entre 1989 e 2004, o número de visitantes o duplicou, ultrapassando um milhão de pessoas em 2011. O sucesso de todas as edições, afirmam a associação promotora, deve-se à surpreendente diversidade da decoração das ruas. 

As flores de papel e as Festas do Povo de Campo Maior constituem um património único, embora nas últimas décadas tenham começado a surgir em vários locais do país festejos com forte inspiração na tradição campomaiorense.

O impacto económico, social e cultural desta iniicativa tem efeitos num raio de 100 km, prestando um forte contributo para dinamizar vários sectores do concelho e dos concelhos vizinhos.
A inauguração oficial das festas decorre esta manhã no Centro Cultural de Campo Maior e contará com a presença do presidente da Junta da Extremadura espanhola, Guillermo Fernández Vara.

Sugerir correcção
Comentar