Famalicão envolve população na definição da Educação do futuro no concelho

As Faculdades de Letras, Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra estarão auxiliar o projecto.

Foto
O peso da despesa pública em educação em percentagem do PIB manter-se-á nos 4% de 2012 Foto: Daniel Rocha

A Câmara de Famalicão anunciou esta quinta-feira que vai envolver toda a população do concelho na definição das linhas mestras da Educação do futuro, num "projecto pioneiro em Portugal" que conta com o apoio da Universidade de Coimbra.

Em comunicado, a Câmara sublinha que o Projecto Educativo Local se distingue "de todos os outros" que estão a ser desenvolvidos no país "pelo facto de envolver não só os agentes educativos, mas toda a comunidade".

O processo visa a articulação de oportunidades de educação formal e não formal, que são proporcionadas por todos os espaços do território e da vida das pessoas e das comunidades, e é desenvolvido em rede pela autarquia, escolas e sociedade civil.

"É um projecto que derruba os muros da escola e alarga-se a todo o concelho, envolvendo a comunidade no desenvolvimento de uma política educativa adaptada à realidade dos nossos dias e da nossa região", explica o presidente da Câmara, Paulo Cunha, citado no comunicado.

Desde Maio de 2013 que o projecto está no terreno, com a apresentação das suas linhas gerais às escolas, associações, instituições sociais e todas as forças vivas da comunidade. A primeira acção do Projecto Educativo Local será a revisão da Carta Educativa.

A Universidade de Coimbra irá prestar assessoria ao projecto através das Faculdades de Letras, Psicologia e Ciências da Educação. 

Sugerir correcção
Comentar