Faculdade Técnica celebra centenário quarta-feira

A Faculdade Técnica, que deu origem à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), celebra nesta quarta-feira 100 anos com uma exposição, intitulada a "Vida", que conta o percurso daquela instituição.

Foto
PÚBLICO/Arquivo

"Na próxima quarta-feira, dia 25 de Novembro, passam precisamente 100 anos sobre a aprovação por decreto-lei do enquadramento legal da instituição" da Faculdade Técnica - hoje chamada de FEUP -, lê-se no comunicado de imprensa da FEUP, que assinala oficialmente o arranque das celebrações do centenário, mas que promete um programa de actividades por todo o ano lectivo de 2015/2016.

Para assinalar o primeiro centenário, a FEUP inaugura a exposição "Vida" pelas 14:00 horas, na Biblioteca daquela estrutura do Ensino Superior, e a mostra faz uma retrospectiva da Faculdade Técnica através das suas materializações, distribuídas e organizadas segundo critérios temáticos como o contexto histórico e tecnológico, a evolução do ensino da Engenharia na Faculdade Técnica, assim como a construção da identidade de grupo e a afirmação internacional dos engenheiros da antiga Faculdade Técnica, a precursora da FEUP.

A história do ensino da Engenharia em Portugal remonta à época da Aula Náutica, em pleno século XVIII, onde a cidade do Porto se assume como um importante centro de navegação e comércio, mas só em 1837 (século XIX) é que surge a Academia Politécnica, considerada a primeira escola de ensino de engenharia em Portugal.

"Tinha como missão formar engenheiros, oficiais de marinha, pilotos, comerciantes, agricultores, directores de fábrica e artistas", refere a nota de imprensa.

Na exposição vai poder aceder-se, por exemplo, a recortes de jornais, editais, atas do Conselho Escolar, livros de visitantes, fotografias e colecções temáticas.

A exposição "Vida" vai estar integrada uma linha temporal em formato digital e que é constituída por referências cronológicas documentadas, relacionadas com a Faculdade Técnica, num horizonte temporal que se inicia a 22 de Março de 1911, criação da Universidade do Porto, e se conclui a 17 de Novembro de 1926, a data em que a Faculdade Técnica adopta a denominação de Faculdade de Engenharia.

A Universidade do Porto (UP) é a segunda maior universidade do país - a primeira é a Universidade de Lisboa, que se fundiu com a Universidade Nova -, e tem, actualmente, 31.352 alunos e 2.390 docentes e investigadores.

Tem 678 cursos, 14 faculdades, 14 museus, 16 bibliotecas e uma área de construção de cerca de 500 mil metros quadrados.

Em 2014, a UP apresentou um lucro de 5,5 milhões de euros.

Sugerir correcção
Comentar