Estratégia "Viseu Primeiro 2013/2017" aprovada sem votos contra da oposição

Foto

A Câmara de Viseu aprovou nesta quinta-feira a proposta de estratégia de planeamento do governo e desenvolvimento municipal para os próximos quatro anos, sem votos contra da oposição.

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques (PSD), sublinhou aos jornalistas o “contributo positivo dos vereadores da oposição” ao não votarem contra a estratégia "Viseu Primeiro 2013/2017", que “resulta do programa sufragado pelos viseenses nas últimas eleições”.

A proposta vai ser agora apreciada pelo Conselho Estratégico de Viseu, um órgão cuja criação foi também aprovada na reunião de hoje.

“É um órgão de consulta e de aconselhamento do presidente da Câmara para o qual estão a ser convidadas personalidades relevantes e forças vivas do concelho, em diferentes sectores. Muito brevemente irá ter a sua reunião da instalação e, ao mesmo tempo, a reunião onde será avaliado o primeiro documento”, explicou Almeida Henriques.

O professor do Instituto Politécnico de Viseu Alfredo Simões será o relator deste órgão, ajudando a preparar as reuniões e a acompanhar todo o trabalho.

Segundo Almeida Henriques, a estratégia "Viseu Primeiro 2013/2017" tem as prioridades centradas “no desenvolvimento económico e internacionalização, na inclusão e coesão social, na revitalização do centro histórico e das aldeias e na modernização da administração e promoção da participação dos cidadãos”.

O documento será disponibilizado para consulta pública e colocado no sítio da Internet da autarquia.

"Este é um passo extremamente inovador. Não conheço nenhum município do país que tivesse iniciado o seu mandato com um documento estratégico para quatro anos e o fizesse numa lógica de trazer para esse documento o programa sufragado pelos eleitores. E muito menos fizesse a abertura à discussão àquela que é a rede das forças vivas da região”, frisou.

O autarca considerou que se trata de um passo decisivo “no sentido de abrir um novo ciclo de desenvolvimento de Viseu e, ao mesmo tempo, mobilizar os viseenses para este projecto”, lutando contra a crise e promovendo a inclusão social e a valorização do território e da sua identidade.

Na reunião de hoje foi ainda aprovada a representação do município nas administrações de instituições e sociedades de que é accionista.

Para presidente da Associação de Desenvolvimento Dão Lafões e Alto Paiva foi designado o vereador João Paulo Gouveia e para vogal executivo da Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) o arquitecto Fernando Marques.

Almeida Henriques explicou que as funções da SRU serão alargadas e irão além da reabilitação do património e de algum ordenamento no centro histórico, passando Fernando Marques a ser “o gestor do centro histórico”.“Na Gestin Viseu, visto que é um dossier que está em fase de conclusão, manteremos em funções Ana Paula Santana (antiga vereadora) e na Expovis ficará em função José Moreira, actualmente o gestor executivo”, acrescentou.

Sugerir correcção
Comentar