Estrada entre Santarém e Almeirim continua fechada ao trânsito pelo menos até quarta-feira

Presidente da câmara diz que a estrada não deve reabrir enquanto não houver "sinal claro" do Governo quanto à realização das obras nas encostas.

O troço da Estrada Nacional 114 afectado pelo deslizamento de terras ocorrido, na madrugada de sábado, nas barreiras que rodeiam o planalto de Santarém vai continuar vedado ao trânsito pelo menos até quarta-feira.

Na reunião realizada esta segunda-feira entre a EP – Estradas de Portugal, a Câmara de Santarém e o LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil), foi decidida a manutenção do corte de tráfego, segundo refere a autarquia em comunicado, frisando que a estrada vai estar encerrada  “até estarem reunidas as condições de segurança necessárias, tendo em conta a existência de águas no talude”,  o que leva a que continue “a verificar-se o risco de ocorrência de novos deslizamentos”.

Numa primeira análise, os técnicos apontaram o aparecimento de água na encosta (eventualmente proveniente de alguma rotura de condutas) como a causa mais provável para o deslizamento, que afectou duas casas, desalojando 4 pessoas, e obrigou ao corte deste troço da EN 114.

Para quarta-feira está agendada nova inspecção ao local. “Caso não seja detectada a existência de águas no talude será efetuada nova reunião no dia seguinte com o objectivo de avaliar e decidir sobre a reabertura ao trânsito. A decisão pela reabertura apenas acontecerá caso estejam garantidas todas as condições de segurança para pessoas e bens que circulem nesta estrada”, afiança a Câmara de Santarém.

A autarquia sublinha que o projecto de sustentação das barreiras de Santarém está pronto há dois anos e apela a uma intervenção urgente do Governo nesta matéria. O plano aponta para um investimento total da ordem dos 18 milhões de euros, mas os anteriores governos chegaram a prometer a canalização de fundos comunitários para a sua concretização.

O presidente da Câmara de Santarém defendeu entretanto, em declarações à Lusa, que a Estrada Nacional 114 só deve reabrir ao trânsito quando o Governo der um sinal claro de que vai resolver o problema das barreiras da cidade com celeridade. “Já solicitei reunião à tutela com carácter de urgência dando nota da gravidade desta situação e, por mim, a Estrada Nacional (EN) 114 não deve reabrir enquanto não existirem condições absolutas de segurança, e enquanto o Governo não der um sinal claro de que vai resolver este problema com a celeridade que merece”, disse Ricardo Gonçalves (PSD).

Por outro lado, a distrital do PSD de Santarém recorda em comunicado que o reforço das barreiras de Santarém é uma prioridade incluída no Relatório final do Grupo de Trabalho das Infraestruturas de Alto Valor Acrescentado, recentemente aprovado pelo Governo.

Os deputados do PSD eleitos por Santarém defendem esta intervenção como sendo “uma obra de regime”, que deve comprometer todos os partidos e entidades com responsabilidades locais e nacionais no sentido de garantir um compromisso duradouro de resolução deste problema.

Sugerir correcção
Comentar