Este festival tem pitching, linces, estatuetas douradas e palestras sem zonas VIP

FEST – Festival Novos Realizadores | Novo Cinema acontece de 22 a 29 de Junho no Centro Multimeios de Espinho.

Foto
Paulo Ricca

A 11.ª edição do FEST – Festival Novos Realizadores | Novo Cinema, que se apresenta como "uma celebração única de novo cinema e de novos cineastas", já está em marcha e quase a fechar as inscrições para a sessão de pitching. FEST – Pitching Forum é uma das secções do festival que dá a possibilidade a novos cineasta de apresentarem os seus projectos a produtores e financiadores com cartas dadas no sector, entendidos na matéria que procuram novas ideias no mundo da sétima arte.

Os interessados terão cinco minutos de pitch, cinco valiosos minutos para prenderem a atenção de um painel de especialistas que se dividem em quatro sessões: longa-metragem, curta-metragem, documentário e série de televisão. As inscrições terminam esta terça-feira e as sessões de pitching decorrerão entre 23 e 27 de Junho no Centro Multimeios de Espinho.

O Pitching Forum integra ainda uma componente de formação e encontros com gente que há anos se movimenta na indústria cinematográfica e que conhece os cantos à casa. Há pesos-pesados nesta lista de especialistas. Como Gareth Wiley, produtor britânico responsável pelo circuito de Woody Allen pela Europa e produtor dos seus filmes Matchpoint e Vicky Christina Barcelona; Cynthia Hargrave, produtora de Bottle Rocket, primeiro filme de Wes Anderson; Paul Miller, produtor de Snow Angels de David Gordon e Prozac Nation de Erik Skjoldbaerg; e ainda Camille McCurry, agente de talentos da United Agents, uma das maiores agências de escritores, realizadores e actores do mundo.

No cartaz deste festival de cinema Espinho, que acontecerá no Centro Multimeios de 22 a 29 de Junho, está também um nome sonante da imagem. O director de fotografia Guillermo Navarro, que ganhou um Óscar de Melhor Fotografia com O Labirinto do Fauno de Guillermo del Toro em 2007, está no programa. O mexicano que trabalha em Hollywood desde 1993, que colabora frequentemente com Del Toro e Robert Rodriguez, que fez parte da equipa de com Quentin Tarantino em Jackie Brown e que tem o dedo em documentários de Jack White e Jimmy Page, estará em Espinho para contar histórias, partilhar experiências e muito provavelmente levantar a ponta do véu sobre o seu próximo projecto, ou seja, a adaptação ao cinema do clássico da literatura London Fields de Martin Amis.

Mostrar trabalhos, partilhar oportunidades, conversar e trocar impressões com especialistas, criar novos públicos independentes, são alguns dos objectivos do FEST que, depois de seleccionar os filmes a concurso, terá obras em secções competitivas e não competitivas em duas categorias principais: curtas-metragens de ficção, documentário, experimental e animação para realizadores até aos 30 anos, na competição Lince de Prata; e longa-metragens de realizadores de primeira ou segunda produção, independentemente da idade, na competição lince de ouro. Mas há mais nomes importantes no FEST que promete uma semana intensa de workshops e masterclasses com figuras que colocam o pé em Portugal com as malas cheias de conhecimentos e ideias. Training Ground será um momento único, uma plataforma de comunicação, com especialistas de mérito reconhecido e sem zonas VIP. E aqui estão mais pesos-pesados do cinema internacional como o espanhol Fernando Trueba, realizador de Chico e Rita e de Belle Époque que ganhou um Óscar em 1993; Barney Pilling, editor do filme The Grand Budapest Hotel; Steven Noble, designer de guarda-roupa do The Theory of Everything; e Peter Doyle, editor de som de Pink Floyd – The Wall e de 007 – Casino Royale.

Sugerir correcção
Comentar