Estas crianças jogaram futsal para apoiar os animais

Crianças do clube das Patameiras vão visitar a Associação Zoófila mas não vão de mãos a abanar.

Foto
Não haverá limitações ao número de cães e gatos nos apartamentos PÚBLICO/Arquivo

A ideia surgiu da mãe de um dos jogadores do clube de futsal das Patameiras. Para que os pequenos atletas tivessem “conhecimento da realidade em que vivem os animais”, decidiu organizar uma visita à Associação Zoófila Portuguesa (AZP) onde as crianças, com idades entre os 8 e os 10 anos, poderão “conhecer as instalações e brincar com os animais”, refere a mãe de Pedro, Vera Fernandes. As crianças começarão a visita, prevista para esta sábado a partir das 15h, oferecendo donativos à instituição (ração, bebedouros, mantas e trelas) que adquiriram através de um torneio solidário. “Faz parte da nossa missão defender os direitos dos animais e alertar para a negligência e é precisamente isso que tentaremos fazer durante a visita”, diz Filipa Novaes, da direcção da AZP. 

Vera Fernandes crê que esta iniciativa será importante para as crianças ao mostrar-lhes que “tem de haver respeito pela vida em geral” e para ouvir falar de temas como o abandono e os cuidados a ter com os animais. Para além disso, acredita que estas actividades acabam por ser reflectidas positivamente nos jogos de futsal e na educação das crianças. “O clube das Patameiras é muito mais do que só futsal”, assegura, pois tenta sempre promover actividades de índole solidária para além da componente desportiva. Às quintas-feiras à noite, um grupo de adultos do clube costuma juntar-se à Comunidade Vida e Paz para distribuir comida quente pelos sem-abrigo.

A AZP é uma associação de protecção animal, funciona como hospital veterinário e também tem uma vertente solidária por acolher animais abandonados e possibilitar a adopção. “Felizmente temos pessoas que nos têm acompanhado e ajudado”, desabafa Filipa Novaes, professora de História no ensino secundário, referindo que “os animais ficam muito contentes com as visitas, são animais carentes que precisam de cuidados e há casos complicados”. Por vezes, os voluntários da AZP fazem campanhas de angariação de ração e também já fizeram coletes reflectores para os cães com a palavra ‘Adopta-me’. 

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar