Estações do Metro de Lisboa abrem hoje às 10h devido a greve parcial

Na sexta-feira voltará a realizar-se uma greve parcial.

Foto
Imagem de estação de metro fechada, em Novembro de 2011 Enric Vives-Rubio

As estações do Metropolitano de Lisboa só abrem nesta terça-feira às 10h devido a uma greve parcial dos trabalhadores para contestar as condições de trabalho que decorre entre as 6h30 e as 9h30, disse fonte da empresa.

A partir das 10h, acrescentou a mesma fone, deverá iniciar-se a circulação das composições.

A greve foi convocada, de acordo com Anabela Carvalheira, da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans), devido “às péssimas condições de trabalho que estão a ser impostas aos trabalhadores, sobretudo na área operacional”.

A adesão dos trabalhadores à greve era às 8h "elevada”. "Estamos a ter uma forte adesão. Obviamente que a esta hora ainda não tenho números, mas posso dizer que nas categorias operacionais, nomeadamente maquinistas e encarregados de movimento, a adesão é de 100%", referiu a sindicalista.

“A falta de diálogo que tem havido, quer com a empresa quer com o Governo, para resolver os problemas concretos de trabalho da maior parte das categorias profissionais, a redução cada vez mais acentuada do número de trabalhadores, o pior serviço público que estamos a prestar à população, quer por razões economicistas quer por esta redução de trabalhadores, e a defesa da empresa enquanto empresa pública”, sintetizou ainda a sindicalista, como razões para a paralisação.

Após a greve, realizar-se-á uma reunião com todos os sindicatos e com a comissão dos trabalhadores do Metro, na qual será feita uma análise e “decididas novas formas de luta”.

A paralisação, convocada por diversos sindicatos, é a primeira desta semana, já que se realizará outra greve parcial na sexta-feira, “exactamente pelos mesmos motivos”, acrescentou Anabela Carvalheira.

Devido à greve, a Carris vai reforçar o número de autocarros nos trajectos servidos pelas carreiras 726 (Sapadores-Pontinha), 736 (Cais do Sodré-Odivelas), 744 (Marquês de Pombal-Moscavide) e 746 (Marquês de Pombal-Estação da Damaia), que coincidem com eixos servidos pelo Metro, acrescentou o Metropolitano, em comunicado.

Sugerir correcção
Comentar