Especialistas alemães apoiam combate aos fogos em Vila Real

Organização @Fire troca experiências e apoia formação das corporações do concelho.

Foto
Há vários anos que bombeiros de Osnabrück trocam experiências com as corporações de Vila Real Luís Efigénio

Dezasseis voluntários da Organização Não Governamental (ONG) europeia @fire, sediada em Osnabrück, Alemanha, vão estar até 6 de Setembro em Vila Real para ajudar no combate aos incêndios florestais, anunciou hoje o município.

A vinda da organização @fire - Resposta Internacional a Desastres Naturais insere-se no âmbito de um protocolo assinado com a Câmara de Vila Real em 2011 e tem como objectivo aumentar a capacidade de intervenção nos incêndios florestais, através do apoio aos dois corpos de bombeiros locais.

O Verão está a ser mais calmo em termos de incêndios no concelho transmontano pelo que, enquanto não são chamados a intervir, os operacionais vão realizar acções de treino conjunto e troca de tácticas e técnicas com os bombeiros das duas corporações de Vila Real. No município de Vila Real contabilizaram-se 41 incêndios florestais até 15 de agosto, menos 44 do que em igual período do ano passado.

O vereador Carlos Silva, responsável pelo pelouro da Protecção Civil, referiu que estas duas semanas vão ser aproveitadas para desenvolver acções de formação e de treino com as corporações da Cruz Branca e Cruz Verde, mas também com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas. "Dando a conhecer os nossos espaços florestais, os nossos problemas, podemos encontrar com eles soluções para algumas situações", acrescentou.

O comandante da @fire, Detlef Maushake, referiu que a vinda anual a Vila Real é "muito importante" para os operacionais e destacou o trabalho conjunto para proteger a população local. A @fire combate os fogos recorrendo principalmente a ferramentas manuais. No âmbito desta cooperação internacional, durante o resto do ano, caso seja necessário, um grupo de voluntários está pronto a actuar em Vila Real em 48 horas.

Desde o final da década de 1970 que a autarquia transmontana desenvolve uma relação de amizade com o município alemão de Osnabrück. Carlos Silva referiu que, em 2015, será a vez de alguns elementos das duas corporações de Vila Real viajarem até à Alemanha para obterem conhecimentos técnicos em áreas mais específicas do treino operacional, designadamente a nível dos fogos urbanos.

Em 2005, os dois municípios assinaram um acordo de geminação e nesse mesmo ano, em que o distrito transmontano foi fustigado pelas chamas, a ONG europeia @fire ofereceu-se para ajudar. Nesse verão, uma equipa de nove elementos fez parte do dispositivo de combate a incêndios em Vila Real. Em Agosto de 2006, 33 elementos de quatro corporações de bombeiros de Osnabrück e dez elementos da ONG @fire regressaram a Vila Real, em auxílio das corporações de bombeiros de Vila Real, ajudando mais uma vez no combate aos incêndios que deflagraram no distrito.

A ONG alemã funciona com um corpo de voluntários e mantém-se no ativo através de doações de instituições ou particulares, tendo ajudado em catástrofes naturais que ocorreram na Tailândia, Paquistão e Haiti.

Sugerir correcção
Comentar