Encontros Internacionais de Jazz em Coimbra na próxima semana

Este ano é feita uma aposta em apresentações de novos trabalhos discográficos. Susana Santos Silva, Elliot Levin, Samuel Blaser e Marc Ducret são alguns dos destaques desta edição.

Foto

Coimbra vai receber a 13.ª Edição do Festival Jazz ao Centro – Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra, entre os dias 28 e 31 de Maio. Como palco desta edição está a cidade como um todo, mas no que toca às propostas artísticas o ênfase está na criação nacional.

Esta edição conta com várias parcerias. Para além do habitual Centro Norton de Matos, juntam-se outros como a Casa da Esquina, o Círculo de Artes Plásticas de Coimbra e o Condomínio Criativo (da Casa das Artes Bissaya Barreto).

Os projectos apresentados contam com convidados de vários lugares, dando conta de crescente internacionalização dos músicos portugueses e da sua ligação, não só ao espaço europeu mas também ao continente americano.

Quanto à programação, este ano é feita uma aposta em apresentações de novos trabalhos discográficos.

No primeiro dia do festival, pelas 19h, no Museu Nacional Machado de Castro, estará presente o quinteto What About Sam, juntando os portugueses Luís Vicente, André Rosinha e Vasco Furtado, ao italiano Federico Pascucci e ao francês Roberto Negro. Pelas 22h, no Salão Brazil, vindo da República Checa, o sexteto Vertigo.

No dia 29, o saxofonista holandês Jorrit Dijsktra dá música na Casa da Esquina, às 18h. Uma hora e meia depois, na Casa das Artes Bissaya Barreto, o grupo Elliot Levin’s Lisbon Connection, que junta o americano Elliot Levin com os portugueses Hernâni Faustino (contrabaixo), Luís Lopes (guitarra) e Gabriel Ferrandini (bateria). A fechar a noite, no Salão Brazil, às 23h45, o histórico baterista e produtor Mário Barreiro traz consigo os espanhóis Carlos Barretto, Ricardo Toscano e Abe Rábade.

No dia 30, pelas 19h no Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, Samuel Blaser e Marc Ducret juntam a guitarra eléctrica ao trombone. Às 22h, um dos principais destaques, Susana Santos Silva apresenta o seu último disco Impermanence, com a participação de grandes nomes da cena portuense e o contrabaixista sueco Torbjörn Zetterberg.

No último dia do festival, às 19h, no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Portugal une-se com a Alemanha e o Uruguai, e coloca lado a lado o violinista Carlos Zíngaro, o violoncelista Ulrich Mitzlaff, o clarinetista João Pedro Viegas e o contrabaixista Álvaro Rosso.

Como sempre, o festival propõe percursos de descoberta musical em contextos singulares. Entre os dias 23 e 30 de Maio, no Centro Norton de Matos, terão lugar actividades como a oficina de construção de instrumentos/ensemble de improvisação, conduzidas pela Associação Sonoscopia com os alunos da Academia de Música do Centro Norton de Matos. 

Os bilhetes diários variam entre os cinco e os sete euros e o passe para todos os dias entre os 30 e os 40.
 

 

Sugerir correcção
Comentar