EN 114 continua cortada junto a Santarém, Câmara exige obras nas encostas

Prolongamento do encerramento da estrada é "uma forma de pressão" para que o Governo afecte verbas a uma intervenção mais profunda naquela zona, no valor de 400.000 euros.

A Estrada Nacional 114, que liga Almeirim a Santarém, encerrada desde 16 de Agosto devido a um deslizamento de terras, vai continuar vedada à circulação por razões de segurança, disse à Lusa o presidente do município, Ricardo Gonçalves.

O autarca do PSD disse que na reunião desta segunda-feira com a Estradas de Portugal (EP), responsável por aquela via, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, a empresa municipal Águas de Santarém, a junta de freguesia e a protecção civil municipal foi decidido fazer mais sondagens uma vez que a encosta de Santa Margarida "não oferece segurança".

Apesar de, depois da limpeza feita durante a semana passada, a estrada não apresentar danos visíveis, a convicção é de que se chover existe o risco de novas derrocadas. "A zona de Santa Margarida tem obrigatoriamente de ter obras", disse Ricardo Gonçalves à Lusa, adiantando que terá que ser feita uma alteração ao projecto de intervenção concluído em 2010.

"O projecto, que custou 400.000 euros, está a ficar desactualizado", disse, frisando a urgência de uma intervenção que tem vindo a ser adiada por não ser afectado dinheiro da administração central para este fim.

O Plano Global de Estabilização das Encostas de Santarém (PGEES) prevê obras na ordem dos 20 milhões de euros nas encostas das Portas do Sol, Alfange, Santiago, Bairro do Falcão, Santa Margarida e Ribeira de Santarém, recomendando, em quatro delas, trabalhos de manutenção e sustentação de terras "para impedir a progressão da instabilidade em zonas mais sensíveis", enquanto a intervenção global não se iniciasse.

Ricardo Gonçalves admitiu à Lusa que o prolongamento do encerramento da EN114, no troço que liga a Ponte D. Luís a Santarém, constitui uma forma de pressão, que, frisou, é "estribada em factos" e visa evitar uma tragédia.

A EP criou alternativas temporárias à circulação rodoviária, sugerindo que, para o tráfego de pesados, as deslocações no eixo Almeirim/Santarém sejam feitas pela Ponte Salgueiro Maia e IC 10. Para o tráfego de ligeiros e como alternativa local, pode ser utilizada a EN 365, que atravessa a Ribeira de Santarém.

O deslizamento de terras ocorreu cerca das 3h de 16 de Agosto, obrigando ao realojamento temporário de quatro pessoas e à interrupção do trânsito na EN 114.

Sugerir correcção
Comentar