Empresa investe 14 milhões de euros em fábrica de transformação de resíduos

Projecto é co-financiado em cerca de seis milhões de euros reembolsáveis por fundos comunitários

Foto
Privatização dos resíduos tem sido alvo de vários processos judiciais Paulo Ricca

Uma fábrica de transformação de resíduos sólidos, indiferenciados em prodelix, produto que substitui a madeira, vai instalar-se em Ponte de Sor, distrito de Portalegre, num investimento de 14 milhões de euros, revelou nesta quinta-feira o responsável da empresa, Luís Lourenço.

O gerente da empresa explicou à agência Lusa que a fábrica está, “inicialmente”, projectada para produzir euro-paletes (substitutas das paletes em madeira) e estacas para vedações, principalmente para a agricultura e floresta.

“A patente e o processo tecnológico são únicos no mundo, sendo um mercado ainda por descobrir”, afirmou Luís Lourenço, prevendo que fábrica permitirá criar, numa primeira fase, cerca de 40 postos de trabalho.

A empresa “Fuschiafusion” tem como finalidade a valorização dos resíduos sólidos urbanos não metálicos, cabendo à unidade de Ponte de Sor transformar resíduos como o plástico, cartão, tetra pak ou esferovite em prodelix, produto derivado do lixo e que substitui a madeira.

A fábrica vai ficar instalada num espaço da zona industrial de Ponte de Sor, onde, em tempos, esteve uma outra unidade.

“Vamos começar as obras de requalificação e ampliação em Março e a fábrica vai começar a trabalhar em diversas fases. A primeira fase deverá estar concluída em Junho, a segunda em Dezembro e na totalidade em Fevereiro de 2015”, disse.

Segundo Luís Lourenço, caso a empresa opte por trabalhar de forma continua, situação que deverá ocorrer para “rentabilizar” o investimento feito, o número de postos de trabalho poderá “duplicar”.

Este projecto “inovador” e patenteado implica um investimento de 14 milhões de euros, co-financiados em cerca de “seis milhões de euros reembolsáveis” por fundos comunitários.

Manifestando a esperança de desenvolver outros produtos na fábrica de Ponte de Sor, Luís Lourenço adiantou que estão a ser feitos contactos com o grupo IKEA para inserir o prodelix em móveis onde a madeira é aplicada.

Os resíduos sólidos indiferenciados vão ser fornecidos por várias empresas, como a Valnor, responsável pela reciclagem de lixo em 25 municípios, 15 deles do distrito de Portalegre, sete de Castelo Branco e três de Santarém.

 

Sugerir correcção
Comentar