Resgatados cinco pescadores após naufrágio na praia da Vieira

Um dos pescadores foi transportado para o hospital com hipotermia. Os restantes regressaram à praia para recolher o material.

Cinco pessoas que caíram ao mar na praia da Vieira, na sequência de um acidente com uma embarcação neste sábado de manhã, foram resgatadas com vida, disse à agência Lusa fonte da Protecção Civil.

Um dos proprietários da embarcação, António Ferreira, contou à agência Lusa que, "quando o barco ia a entrar no mar, houve uma falha mecânica". "O barco começou a encher de água e a ir ao fundo", afirmou.

Os meios foram accionados assim que este responsável, que se encontrava em terra, viu "o barco em dificuldades". Além dos meios oficiais, pediu ajuda a uma embarcação que se preparava para entrar no mar. "Vê-los lá dentro foi um desespero até serem socorridos", disse António Ferreira.

Jorge Fragata, 47 anos, um dos pescadores que estava na embarcação, conta que o acidente aconteceu logo que o barco entrou no mar. "Ao soltar o tirante que amarra o barco ao atrelado, que está agarrado ao tractor, não disparou e começou a entrar água". Os pescadores tentaram tirar a água da embarcação, mas "três vagas de dois metros afundaram o barco". Os cinco pescadores ficaram agarrados à bóia "cerca de 50 minutos", referiu Jorge Fragata.

O mestre da embarcação, Rui António, salientou que a preocupação era salvar a tripulação", revelando que "para descontrair” mandaram "umas piadas e gargalhadas". "Até lhes disse que com uma cana aqui até apanhávamos peixe. Era importante manter a calma. Um dos colegas estava em pânico e em hipotermia", sublinhou. O mestre frisou que "todos os procedimentos legais e de segurança foram cumpridos", e admitiu que o uso de coletes lhes "salvou as vidas".

Já na praia, familiares e amigos foram chegando. Bruna Fragata, filha de Jorge Fragata, confessa que quando viu a notícia nas redes sociais tentou saber como o pai se encontrava.

"Apesar de as minhas tias me garantirem que ele estava bem, só depois de chegar aqui e estar com ele é que senti um grande alívio", disse.

O vereador da Câmara da Marinha Grande Paulo Vicente, responsável pela área, explicou que as cinco pessoas foram resgatadas por outra embarcação que também estava no local. Um dos pescadores foi transportado para o Hospital de Leiria, com hipotermia.

A Marinha accionou uma operação de salvamento, na sequência da comunicação do afundamento de uma embarcação de arte xávega, e foram enviados para o local meios da Capitania da Nazaré e um helicóptero da Força Aérea.

Sugerir correcção
Comentar