Em voos de balão ou passeios de barco, no fim-de-semana é tempo de observar aves

“Observa Natura” vai já na sétima edição e realiza-se, na Herdade da Mourisca, em Setúbal, no próximo fim-de-semana.

Foto
Observação de aves tem cada vez mais adeptos em Portugal Foto: Pedro Cunha

A Herdade da Mourisca, perto do Moinho da Maré da Mourisca, Faralhão, localizado na Reserva Natural do Estuário de Sado, vai receber, no próximo sábado e domingo, a feira “ObservaNatura 2015 – Birdwatching fair”. Voos de balão de ar quente, passeios de barco, observação de aves, workshops e palestras estão entre a programação. A iniciativa é de entrada gratuita e conta com a presença de especialistas de várias áreas ligadas à natureza.

A sétima edição da feira, que pretende promover o turismo de natureza, é dedicada mais uma vez ao turismo ornitológico, uma modalidade turística que se centra na observação de aves, com recurso a binóculos ou telescópios de campo. Garças, colhereiros e flamingos são algumas das espécies comuns nesta altura do ano.

Os participantes vão poder desfrutar de uma vista privilegiada sobre o Estuário do Sado em voos gratuitos num balão de ar quente, que estará amarrado por cabos e que irá subir até aos trinta metros de altura.

O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) vai organizar passeios de barco, de forma a dar a conhecer as variadas espécies de aves presentes no estuário. Os passeios, no sábado, vão realizar-se das 11h às 18h, e no domingo, do 12h às 17h, e requerem deuma inscrição prévia na recepção do Moinho de Maré. A actividade tem o preço de 10 euros.

Para crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 14, vai haver um espaço próprio com actividades radicais, onde vão poder experimentar slide, slackline e tirolesa, e ainda atravessar uma ponte himalaia. A participação tem o custo de um um euro.

Para os dois dias estão previstas três dezenas de palestras, que contam com especialistas, nacionais e internacionais, em áreas do turismo de natureza, energias renováveis e biodiversidade. Helena Geraldes, jornalista, ex-coordenadora da secção Ecoesfera do PÚBLICO e responsável pela revista online Wilder – Rewilding your days”, vai marcar presença na iniciativa com a palestra “o que nos pode oferecer a teoria do poder dos hábitos, da sedução ambiental e a abordagem ‘hearts on’. “O que fazer se encontrar um animal ferido?” vai ser respondido por Marina Sequeira, bióloga do ICNF.

Os workshops vão ser variados e vão incidir essencialmente na educação ambiental: de anilhagem à observação de aves, passando pela construção de ninhos para pássaros e por workshops combate e controlo de espécies de plantas exóticas invasoras.

Na tenda “Espaço Natura.Pt” vai realizar-se a sessão de abertura da iniciativa, que vai contar com a presença de Maria das Dores Meira, presidente da Câmara de Setúbal, de Sofia Castel-Branco, do ICNF, e de João Madeira, da Sonae Turismo. A marca que dá nome à tenda, Natura.Pt, constitui, segundo se lê no site oficial da iniciativa, ”uma aposta estruturada na criação de uma rede de destinos de turismo da natureza que valorize e diferencie as Áreas Protegidas”.

A edição passada contou com cerca de 1200 visitantes, vindos principalmente dos concelhos de Lisboa e Setúbal, com quase 50 expositores, palestras, mini-cursos, actividades como voo em balão, aluguer de bicicletas, anilhagem de aves, passeios a pé, de barco, de segway e de charrete.

A organização da feira pertence ao ICNF, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, a Troia Natura e a marca Natura.Pt.

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar