Elevador vai facilitar ligação da Baixa de Lisboa ao Castelo de São Jorge

Foto
A partir de 2013 vai ser mais fácil subir da Baixa de Lisboa até ao Castelo de São Jorge Paulo Ricca

A Câmara de Lisboa assinou ontem o auto de consignação para a recuperação de dois edifícios da Rua dos Fanqueiros, na Baixa, onde vai ser instalado um elevador para facilitar a ligação ao Castelo de São Jorge a partir de 2013.

Este elevador vai ser gerido pela Emel – Empresa Pública de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa e deverá ser pago, tendo uma tarifa especial para moradores, disse o presidente da câmara, António Costa.

A reabilitação dos números 170 a178 da Rua dos Fanqueiros vai custar cerca de 1,5 milhões de euros, provenientes do imposto de jogo do Casino de Lisboa, e a empreitada deverá estar concluída em 240 dias, ou seja, até ao final deste ano, adiantou.

Depois de recordar o “desafio de vencer colinas” com que os lisboetas “sempre se depararam”, o autarca afirmou que esta obra é “o ovo de Colombo”, uma vez que “é aproveitado o miolo do edifício para fazer um elevador como os outros mas de uso público”, para “fazer uma ligação confortável” a uma quota mais alta da cidade.

Este elevador subirá quatro andares e terá saída na Rua da Madalena, junto ao Largo do Caldas, que será também requalificado. Depois destas obras, “a câmara vai avançar com uma segunda empreitada, no valor de 2,1 milhões de euros, que abrange a requalificação de toda a Rua da Vitória, toda a Rua da Costa do Castelo e o percurso pedonal do Largo do Caldas até à Rua da Costa do Castelo”, disse.

Em Junho do ano passado, foi inaugurado o parque de estacionamento do Mercado do Chão do Loureiro, que tem um elevador panorâmico a ligar o Largo do Caldas à Calçada do Marquês de Tancos.

Sugerir correcção
Comentar