EDA investe em geradores para triplicar produção eólica nos Açores

A Electricidade dos Açores (EDA) anunciou hoje a instalação de doze novos aerogeradores em cinco ilhas com os quais projecta triplicar no arquipélago a produção de energia, aproveitando a força do vento.

Segundo a empresa responsável pela rede eléctrica açoriana, os novos equipamentos, cuja compra e instalação está orçada em 1,1 milhões de contos (5,5 milhões de euros), serão implantados seis no Faial, um nas Flores, dois em Santa Maria, dois na Graciosa e um em São Jorge.Com a sua entrada em funcionamento, a potência instalada no arquipélago para produção de energia eólica passa de 1320 para 3600 KW, noticiou a Lusa.
Segundo a EDA, os novos aerogeradores poderão produzir cerca de dez GWH por ano, permitindo uma "economia significativa" de combustíveis e a redução na emissão de gases nas centrais térmicas clássicas em que assenta o sistema electroprodutor açoriano.
A empresa anunciou, igualmente, a realização de um estudo para avaliar a possibilidade de novos investimentos em energia eólica.

Sugerir correcção
Comentar