É entrar no autocarro, ligar o wifi e navegar, se faz favor

Experiência está instalada desde segunda-feira em 404 autocarros da STCP, pelo período de seis meses.

Foto
Trabalhadores vão desfilar pelas ruas do Porto até à câmara, com um burro Foto: Paulo Pimenta

O autocarro da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) deixa as imediações da Câmara do Porto pouco depois das 15h e os dedos e olhos dos passageiros estão atentos aos dispositivos móveis que carregam. O presidente da câmara, Rui Moreira, leva um tablet, o vereador da Inovação e Ambiente, Filipe Araújo, prefere o telemóvel e durante o trajecto experimentou com sucesso descarregar uma fotografia. O serviço wifi da rede STCP está a funcionar desde esta segunda-feira e, até às 15h, pelo menos quatro mil utentes já tinham acedido à internet por esta via.

Dos 478 autocarros da STCP, há 404 com wifi, pelo período experimental de seis meses. Uma parceria de vários organismos, incluindo a autarquia, a STCP e a spin-off Veniam’Works, no âmbito da Future Cities, que vai permitir que os utilizadores dos autocarros públicos possam estar sempre ligados, através da rede de telemóvel, uma rede sem fios partilhada entre veículos e a rede de fibra óptica da Porto Digital.

O autocarro vai atravessando ruas e praças e sempre com o sistema wifi ligado é possível ler e enviar emails, consultar sites e espreitar o Facebook. Os responsáveis da Veniam’Works explicam que a rapidez e capacidade de acesso depende do número de pessoas. “Se as pessoas estiverem apenas a fazer consultas simples, 20 pessoas dentro do mesmo autocarro podem fazê-lo sem problemas. Se quiserem descarregar vídeos ou ouvir uma música, penso que cinco ou seis pessoas poderão fazê-lo em simultâneo”, diz Susana Sargento, da empresa responsável pelo desenvolvimento da rede entre veículos, que já despertou a curiosidade de cidades como Barcelona (Espanha) ou S. Francisco (Estados Unidos da América).

João Barros, fundados da empresa, segura o aparelho que está incorporado em cada um dos autocarros com wifi - permitindo a captação de sinais e a recolha de informação ao mais variado nível (desde os níveis de poluição ao longo do trajecto à velocidade que o veículo circula), transformando-os em verdadeiros “sensores móveis” -, e explica que é possível “optimizar a rede para ela responder a mais utilizadores”. Mas essa necessidade ainda precisa de ser avaliada e é precisamente isso que irá acontecer ao longo dos seis meses experimentais que agora começaram.

João Velez de Carvalho, presidente do conselho de administração da STCP, explicou que a ideia agora posta em prática visa “prestar um melhor serviço aos utentes”, salientando que, no período experimental, o funcionamento da rede wifi “não tem custos” para a empresa. Depois, se for para continuar, será diferente. “Teremos de ver como se fará”, disse, assumindo que “o utente acaba sempre por pagar alguma coisa” do valor imputado à empresa. João Barros afirma, contudo, que o facto de o sistema contar com a rede fixa, através da Porto Digital permite reduzir os custos. “A rede celular é muito mais cara, cerca de dez vezes mais cara”, disse.

Já Filipe Araújo salientou que esta é uma oportunidade para os cidadãos poderem participar no que está a ser feito no âmbito da Future Cities. “É a primeira vez que pomos o cidadão a testar o que está a ser desenvolvido nos últimos cinco anos. Estamos a convidá-los a experimentar e a dizer o que pensam”, disse.

A reacção dos utilizadores será essencial para a avaliação que os responsáveis pelo projecto terão de fazer ao serviço, pelo que os utentes são incitados a transmitir as suas experiências, através dos canais normais da empresa pública ou na página do Facebook da STCP Free Wifi.

A utilização ao serviço é gratuita e não pressupõe qualquer adesão, bastando apenas ligar o wifi e aceder à rede STCP/Porto Digital.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários