Domingo há canoagem gratuita no Rio Tejo

A Câmara de Lisboa quer "recuperar a vocação marítima da cidade". As actividades experimentais que acompanham as Olisipíadas terminam no próximo fim-de-semana.

Foto
Actividades são abertas a toda a população e decorrem no Parque das Nações Fernando Veludo/PÚBLICO

Já tem planos para domingo? Se tiver mais de 9 anos e souber nadar, a Câmara de Lisboa tem uma proposta. Para acompanhar as Olisipíadas, um programa de actividades desportivas organizado pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) em cooperação com o Comité Olímpico de Portugal, a autarquia convida a população a experimentar canoagem, na Doca dos Olivais, no Parque das Nações. As actividades decorrerão a partir das 9h30. As aulas serão gratuitas e decorrem em colaboração com a Federação Portuguesa de Canoagem.

Segundo a Câmara de Lisboa, a autarquia pretende “recuperar a vocação marítima da cidade”, através da “democratização do acesso ao Rio Tejo através da prática de desportos náuticos, a formação e a educação desportiva”.

Entre outras iniciativas promovidas pela autarquia, a Câmara de Lisboa sublinha o Programa Clubes de Mar, iniciado em 2015, e que oferece aos alunos do 2º e 3º ciclo das escolas públicas da cidade dez aulas de vela e dez aulas de remo. O programa, que conta já com mais de 500 inscrições, é organizado em parceria com os clubes náuticos e as juntas de freguesia. 

Os jogos, promovidos pelas freguesias decorrem até o próximo fim-de-semana, 14 e 15 de Maio, data em que acontece a última actividade de experimentação. Entre as 12 modalidades individuais e colectivas -  atletismo, ciclismo, natação, ténis de mesa, ginástica, judo, xadrez, andebol, basquetebol, futsal, rugby e voleibol, a Câmara de Lisboa garantiu que este ano haveria desportos adaptados a pessoas com deficência, nomeadamente nas modalidades de atletismo, boccia, goalball e natação.

Neste sábado, a população é convidada a experimentar, também gratuitamente, a prática de orientação. Para quem quiser conhecer esta competição, as actividades decorrem a partir das 14h30, no Parque José Gomes Ferreira, na Mata de Alvalade.

Para esta segunda edição, que acontece em ano olímpico, a expectativa era de duplicar o número de inscritos em 2015 e chegar aos 10 mil participantes. No entanto, segundo os dados avançados ao PÚBLICO pelo vereador do desporto, Jorge Máximo, há cerca de 7 mil inscritos. Não obstante, o autarca sublinha a importância do projecto. "Estamos a criar alguma cultura desportiva", sublinha o vereador. "Cerca de 2/3 dos inscritos são crianças e jovens que não estão federados em nenhum desporto", destaca. Para a Câmara de Lisboa, mais do que uma competição, as Olisipíadas são "um momento de convívio" que permite às crianças e população em geral "experimentar modalidades que não conheciam". Além disso, desta forma os lisboetas podem "conhecer e usar os equipamentos [para a prática desportiva] disponibilizados pela cidade".

"Queremos explicar aos alunos o que são os Jogos Olímpicos", explica Jorge Máximo. Por isso, no dia 3 de Junho, uma representação da chama olímpica irá percorrer a cidade até à Praça do Município, transportada por crianças e jovens escolhidos pelas autarquias, numa cerimónia que contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e alguns atletas olímpicos portugueses, como a antiga campeã Rosa Mota. Os atletas e participantes com melhores resultados nas Olisipíadas irão competir nos dias 4 e 5 de Junho, no Estádio Universitário de Lisboa.

 

Sugerir correcção
Comentar