Dois mortos em naufrágio de barco xávega em Ovar

Embarcação tinha a bordo cinco pescadores e virou-se quando se preparavam para lançar as redes ao mar.

Barco estava de saída para a pesca Adriano Miranda

Uma embarcação da arte xávega naufragou nesta quarta-feira a sul da praia do Furadouro, em Ovar, causando duas vítimas mortais, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Aveiro. Os pescadores não tinham colete salva-vidas.

Ao que tudo indica, os dois pescadores morreram por afogamento e não por qualquer traumatismo causado pelo afundamento da embarcação. Tudo aponta para que nenhum dos cinco pescadores a bordo usasse colete salva-vidas. "Esta é uma guerra que temos de ganhar. O próprio nome do colete diz tudo: salva-vidas", disse ao PÚBLICO o comandante da Capitania do Porto de Aveiro, Luciano Oliveira. 

O acidente aconteceu a 200 ou 300 metros da praia, numa zona onde o mar tende a devolver o que tomou. Quer o barco quer os corpos deram à praia sem necessidade de intervenção dos meios da capitania.

Segundo Luciano Oliveira, o alerta para o naufrágio da embarcação Jovem foi dado cerca das 7h30. "A embarcação tinha acabado de passar a zona de rebentação das ondas do mar, a zona mais complicada de ultrapassar, tendo conseguido alcançar uma zona mais segura e estável. Posteriormente, dois golpes de mar atiraram água para dentro da embarcação, que acabou por naufragar. Os tripulantes atiraram-se ao mar, mas, infelizmente, dois acabaram por morrer”, explicou.

Segundo o PÚBLICO apurou, os pescadores estavam já a preparar-se para lançar as redes ao mar quando ocorreu o acidente.

Ainda segundo Luciano Oliveira, “as condições do mar e vento não eram muito difíceis naquele momento, pelo que não havia grandes entraves à realização do trabalho”.

O comandante especificou que os dois pescadores que morreram tinham 43 e 64 anos. Os restantes três tripulantes sofreram ferimentos e foram assistidos no local por elementos do INEM e dos Bombeiros de Ovar.

O Ministério Público está a investigar o caso.

 
 
 

Comentários

Comentar

Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários.

Caracteres restantes:

Nos Blogues