Dois feridos após explosão na barragem de Salamonde, Vieira do Minho

Trabalhadores procediam ao desmantelamento de uma parede quando foram apanhados por uma detonação imprevista.

Dois homens ficaram feridos "com gravidade" numa explosão ocorrida esta sexta-feira de manhã, na barragem de Salamonde, em Vieira do Minho, disse fonte da Protecção Civil de Braga.

Segundo a mesma fonte, foi chamado um helicóptero do INEM para trasportar os feridos. O alerta da explosão foi dado às 10h48, oito minutos depois da ocorrência.

Fonte da EDP disse que o acidente que feriu os dois homens ocorreu durante a "preparação" de uma carga explosiva para demolir uma estrutura de betão. A EDP, avançou que vai "abrir de imediato um inquérito" para averiguar as circunstâncias concretas do acidente. A obra naquela barragem, na qual trabalham cerca de 450 pessoas, destina-se à instalação de uma nova central hidroelétrica, explicou a referida fonte.

Ao início da tarde soube-se que um dos dois feridos na explosão "está em coma induzido" e o outro encontra-se "estável e fora de perigo". Em declarações à agência Lusa, o comandante dos Bombeiros de Vieira do Minho, António Macedo, explicou que o coma foi induzido ao ferido "mais grave" ainda no local, para "facilitar" o transporte, via helicóptero, para o Hospital de S. João, no Porto, enquanto o outro ferido foi transportado para o Hospital de Braga "com traumatismos nos membros inferiores".

Contactada pela Lusa, fonte no Hospital de S. João confirmou a entrada naquela unidade de um dos feridos, mas disse ser "ainda muito cedo" para avançar com detalhes sobre o seu estado.

Sugerir correcção
Comentar