Dois detidos fugiram esta tarde da sala de audiências do Tribunal Judicial de Abrantes, tendo sido alvejados e recapturados por elementos dos serviços prisionais, que asseguravam a segurança no local, informou a PSP.
Fonte da PSP de Santarém disse à agência Lusa que na perseguição, que envolveu recurso a armas de fogo, as autoridades policiais feriram ainda a tiro um cidadão que se encontrava nas imediações.
Os três feridos, os dois fugitivos e o cidadão, foram encaminhados para o Hospital de Abrantes para receber tratamento médico.
Não foi revelada a gravidade dos ferimentos sofridos.
Os dois detidos presentes esta tarde a tribunal estavam em prisão preventiva.
Segundo um comunicado da Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), a tentativa de evasão, que ocorreu cerca das 14h30 junto à entrada do tribunal , resultou em “ferimentos sem gravidade nos membros inferiores” dos reclusos, de 19 e 20 anos. A DGRSP acrescenta que o transeunte ferido foi atingido por um tiro “de raspão no braço”.
Os reclusos em causa encontram-se condenados a penas de 6 e 11 anos de prisão por diversos crimes de furto, furto qualificado, roubo, receptação e condução de veículo sem habilitação legal, tendo ainda diversos processos pendentes.
Os três feridos, os dois fugitivos e o cidadão, foram encaminhados para o Hospital de Abrantes para receber tratamento médico.
Um dos reclusos foi transferido para uma unidade hospitalar de Lisboa, segundo revelou à agência Lusa fonte do Núcleo da Cruz Vermelha de Abrantes.
A DGRSP acrescenta ter sido determinada a abertura de um processo de inquérito a cargo do Serviço de Auditoria e Inspecção, coordenado por um Magistrado do Ministério Público.

Comentar