Director do Centro Cultural de Ílhavo está de saída e pode mudar-se para Aveiro

Presidente da câmara de Ílhavo já anunciou estar à procura de um novo programador cultural.

Foto
O Teatro Aveirense está sem director artístico há já vários anos Paulo Ricca

José Pina está de saída da direcção do Centro Cultural de Ílhavo (CCI) e pode estar a caminho da autarquia vizinha, Aveiro, para gerir os equipamentos culturais da capital de distrito. O programador cultural encerra, assim, um ciclo de oito anos à frente das salas de espectáculos ilhavenses – em 2010, o CCI passou a funcionar em rede com o Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, depois de este ter sido alvo de obras de ampliação e requalificação.

A confirmação da saída de José Pina é feita pelo próprio presidente da câmara de Ílhavo, Fernando Caçoilo, que, no entanto, se escusa a revelar os motivos que estiveram na origem desta decisão. “O importante é que vamos passar a ter quatro equipamentos culturais que têm de ser interligados entre si”, declarou o edil ao PÚBLICO, lembrando que além dos dois centros culturais, o município acaba de ganhar um edifício sócio-cultural na praia da Costa Nova e está prestes a reabrir o Teatro da Vista Alegre.

Segundo declarou ainda Fernando Caçoilo, a autarquia ilhavense “já anda no mercado” à procura de um novo gestor cultural. “Estamos a fazer um caminho e só estamos à espera de o concretizar”, assegurou, ao mesmo tempo que prometida novidades para breve. 

Já no que concerne a José Pina, apesar das várias tentativas do PÚBLICO, durante o dia de ontem, foi impossível obter quaisquer esclarecimentos em relação aos motivos da sua saída, bem como no que diz respeito ao seu futuro profissional e à hipótese de poder estar prestes a mudar-se para Aveiro. Ribau Esteves, presidente da câmara de Aveiro, também se remeteu ao silêncio, recusando comentar esta possibilidade. Contudo, a verdade é que a transferência de José Pina para a capital de distrito é já dada como quase certa – importa lembrar que a mais emblemática sala de espectáculos de Aveiro, o Teatro Aveirense, está sem director artístico há já vários anos. 

José Pina assumiu a direcção do CCI em Janeiro 2008, a convite de Ribau Esteves, na altura presidente da câmara de Ílhavo. Depois de desempenhar funções como director de animação cultural da empresa municipal Feira Viva, de Santa Maria da Feira, o programador cultural, chegava a Ílhavo ainda antes da sala de espectáculos ilhavense abrir portas – o CCI só foi inaugurado em Março desse ano – e, cerca de dois anos depois, passava a assumir, também, a gestão do Centro Cultural da Gafanha da Nazaré.

O actual presidente da autarquia ilhavense agradece o trabalho realizado, ao longo dos últimos anos, por José Pina, destacando a “programação de qualidade” conseguida nos dois centros culturais. Uma das principais marcas deixadas pelo programador cultural passa pela criação do Festival Rádio Faneca, evento que tem levado cada vez mais público ao centro histórico de Ílhavo e que aposta num forte envolvimento da comunidade local. 

Sugerir correcção
Comentar