Demolição de viaduto inútil e inestético complica VCI até domingo

Passagem pedonal perdeu importância com a construção do viaduto das Andresas, a cerca de cem metros de distância.

Foto
A passagem superior foi construída pela Estradas de Portugal nos anos 80 Paulo Pimenta

Circular na Via de Cintura Interna (VCI), no Porto, vai tornar-se numa operação complicada, a partir desta noite. A remoção de um viaduto pedonal sobre aquela artéria obrigará a cortes de trânsito e desvios, durante o período nocturno desta quinta-feira e até domingo.

A operação – que obrigará ao corte da VCI, junto ao nó de Francos, no sentido Arrábida-Freixo, entre as 21h desta quinta-feira e as 7h de amanhã – tem por objectivo a demolição de uma passagem superior, cuja utilização se tornou quase inexistente, com a instalação do viaduto das Andresas, em 2004, justifica a autarquia. “A passagem superior em causa foi construída pela Estradas de Portugal em meados dos anos 80 e destinava-se a suprir as necessidades de atravessamento pedonal da VCI naquela zona. Com a posterior construção do viaduto das Andresas, a cerca de 100 metros e com melhores acessos, verificou-se que as travessias naquela passagem passaram a ser praticamente inexistentes, sendo essa, conjugada com a componente estética, a principal razão da sua demolição, a que acrescem ainda os custos associados à respectiva manutenção”, explica ao PÚBLICO, por escrito, fonte da direcção municipal da gestão da via pública.

A mesma fonte acrescenta que foi solicitado o apoio da Junta de Freguesia de Ramalde para, posteriormente, se solicitar à Auto-Estradas do Douro Litoral, concessionária da VCI, que procedesse à demolição.

Para enfrentar os condicionamentos previstos para a noite desta quinta-feira, a autarquia sugere, como alternativa, que os automobilistas abandonem a VCI na saída com indicação Boavista-Bessa, regressando à artéria depois da rotunda do Bessa.

Amanhã prevê-se que o trânsito seja interrompido no nó de Francos, sentido Arrábida-Freixo, a partir das 21h30 e até às 8h00 de sábado, nos ramos de acesso à Boavista-Bessa e Avenida da AEP. Neste segundo dia de intervenção, a alternativa proposta pelo município passa por “seguir até ao nó do Amial, fazer o retorno, regressar à VCI no sentido Freixo-Arrábida e aceder à Avenida da AEP”.

No sábado, o trânsito será proibido nos ramos de ligação entre a Avenida da AEP e a VCI, a partir das 19h30, só devendo ser reposta a normalidade depois das 9h00 de domingo. No mesmo período, existirá um estreitamento da via da VCI, no sentido Freixo-Arrábida. A sugestão dos serviços de trânsito municipais é a de que os automobilistas continuem no sentido Matosinhos-Porto até à rotunda do Bessa, podendo regressar aí à VCI.
 
 

Sugerir correcção
Comentar