Misericórdia de Azeitão inaugura novo hospital que integra cuidados continuados

As instalações vão também receber estrangeiros interessados no turismo de saúde e sénior.

Foto
Há mais de 20 unidades de Cuidados Continuados que estão há já algum tempo prontas a abrir portas NUNO FERREIRA SANTOS

A Santa Casa da Misericórdia de Azeitão vai inaugurar no dia 17 de Abril o Hospital Nossa Senhora da Arrábida, uma unidade de cuidados de saúde dirigida a toda a população. “Estaremos aptos para tratar todas as pessoas que necessitem de continuidade nos cuidados”, diz a Directora Clínica Ana Bernardo em comunicado.

Terá mais de 100 camas para internamento de curta e longa duração, consultas médicas em mais de 30 especialidades, um Centro de Fisioterapia e Reabilitação, uma Unidade Autónoma de Pediatria e uma Unidade de Apoio Domiciliário. A prestação de cuidados será para todas as faixas etárias. “Desde crianças com doenças crónicas que precisem de acompanhamento regular até às pessoas mais idosas que requerem apoio multidisciplinar e muitas vezes suporte no domicílio 24 horas”, explica Ana Bernardo.

Por sua vez, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Azeitão, Jorge Maria de Carvalho, sublinha que esta será a primeira unidade no distrito a prestar este tipo de apoio especializado. “Com este novo hospital vamos conseguir ajudar mais pessoas na região, através do reforço no apoio domiciliário, com cuidados de enfermagem e médicos, a pessoas em situação de dependência ou com doença terminal”, afirma.

O Hospital Nossa Senhora da Arrábida vai apostar também no turismo de saúde, numa primeira fase, a doentes provenientes da Alemanha e Reino Unido, e no turismo sénior, estando disponível para receber doentes de todo o país.

O investimento para este projecto ficou em 23 milhões de euros e irá criar 150 postos de trabalho. O Complexo de Saúde e Bem-Estar Porto Salus, onde está integrado o novo hospital, já tinha uma Unidade de Residências Assistidas com 91 espaços de alojamento.

A Santa Casa da Misericórdia de Azeitão foi fundada em 1622.

Sugerir correcção
Comentar