Correr acompanhado por quem sabe: nasceu o Centro de Marcha e Corrida de Lisboa

Autarquia convida a população a correr nos espaços verdes da cidade. Por 5,40 euros por mês, os utilizadores do centro têm treinos acompanhados e adaptados à sua condição física.

Foto
Câmara quer incentivar lisboetas a correr mas dando preferência aos espaços verdes, em vez da área urbana José Maria Ferreira/Arquivo

A Câmara de Lisboa inaugurou nesta quinta-feira o Centro de Marcha e Corrida, instalado na pista de atletismo municipal Prof. Moniz Pereira, na Alta de Lisboa. Este pólo, um dos três previstos no projecto Lisboa Running Center, disponibiliza treinos de corrida orientados e acompanhados por profissionais, em circuitos pré-definidos pelos espaços verdes da capital.

Aproveitando a tendência crescente para a realização de corridas e caminhadas em Lisboa, sobretudo nas zonas ribeirinhas, a autarquia quis concretizar dois objectivos de uma só vez: "por um lado, proporcionar um treino acompanhado de forma a que as pessoas possam ter um plano de treino equilibrado e seguro, e por outro lado canalizar as pessoas para que pratiquem desporto nas zonas verdes", explica o vereador do Desporto, Jorge Máximo.

Segundo o autarca, os utilizadores do Centro de Marcha e Corrida (todos os interessados na prática regular de exercício com 15 anos ou mais) têm ao seu dispôr técnicos que traçam um plano de treinos, adequado à condição física do atleta, e sugerem os percursos de acordo com o grau de dificuldade - iniciado (2,5 quilómetros), intermédio (5 quilómetros) ou avançado (10 quilómetros). As sessões de treino orientado decorrem às segundas e quartas, das 9h30 às 11h e às terças e quintas das 10h às 20h30.

"Os circuitos estão já georeferenciados e definidos, em zonas verdes da cidade", afirma. A ideia é "não congestionar outras zonas, como a ribeirinha, para não condicionar a mobilidade urbana", acrescenta Jorge Máximo.

Promovido pela autarquia em colaboração com a Federação Portuguesa de Atletismo, este centro está inserido no Programa Nacional de Marcha e Corrida, ao qual aderiram já mais de 130 municípios com a criação de espaços onde a população pode praticar exercício regularmente de forma gratuita ou a preços reduzidos. No caso de Lisboa, a utilização do Centro de Marcha e Corrida tem um custo mensal de 5,40 euros, que dão direito a usar o balneário, a um seguro desportivo, a um programa de treino e a avaliações físicas periódicas.

O espaço, inaugurado nesta quinta-feira à tarde, é o primeiro de três pólos previstos. "O objectivo é criar um segundo pólo no pavilhão do Casal Vistoso, junto ao Parque da Bela Vista, e outro em Monsanto", adianta Jorge Máximo.

Este projecto decorre de uma proposta vencedora do Orçamento Participativo de Lisboa há dois anos, através da qual a câmara se comprometeu a organizar corridas temáticas na cidade, integrar o Programa Nacional de Marcha e Corrida e realizar melhorias na Pista Prof. Moniz Pereira.

 

 

 

 

 

Sugerir correcção
Comentar