Correia Fernandes defende avenida a passar em túnel no Parque da Cidade do Porto

Vereador do Urbanismo considera que o parque "não deve ser uma espécie de vaca sagrada" e que devem ser estudas formas de melhorar ligação com Matosinhos.

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A futura Avenida D. Pedro IV ligará a Praça do Império (zona na imagem), á rotunda do Castelo do Queijo, mas pode prolongar-se a Matosinhos Fernando Veludo N/Factos

O vereador do Urbanismo da Câmara do Porto, Correia Fernandes, defendeu esta quarta-feira que a futura avenida D. Pedro IV deve atravessar o Parque da Cidade, ainda que em túnel.

"A via foi reequacionada em termos de traçado, de capacidade de atracção de construção e de atracção de investimentos. Para mim, deve prolongar-se para além do Parque da Cidade, até à avenida D. Afonso Henriques, em Matosinhos", afirmou o vereador esta tarde, no âmbito de uma iniciativa sobre "O Urbanismo no Porto: perspectivas e oportunidades".

Em declarações à Lusa, Correia Fernandes, que sublinhou estar apenas a dar uma "opinião pessoal", lembrou o caso do Central Park, em Nova Iorque, onde há vias de atravessamento subterrâneas. E disse que "o Parque da Cidade não deve ser uma espécie de vaca sagrada".

O autarca socialista afirmou que o processo de loteamento urbano num troço da nova avenida está concluído, mas há ainda uma indefinição quanto ao traçado do Metro do Porto para a Linha do Campo Alegre [actualmente suspensa], designadamente se "deve passar ali enterrado ou à superfície". Na sua opinião pessoal, a via deverá estender-se até Matosinhos, atravessando o Parque da Cidade, em túnel, "se for caso disso".

O vereador destacou o Programa Metropolitano para a Requalificação Urbana da Circunvalação, que define já que "deverá ser concebida uma articulação funcional que inclua a continuidade da avenida D. Afonso Henriques para sul, através da designada avenida D. Pedro IV, prevista em Plano de Pormenor do município do Porto".

O documento refere também que o programa a estabelecer "deverá obrigatoriamente estabilizar a integração da 'nova avenida' na unidade-paisagem do Parque da Cidade do Porto e do Parque de Real [Matosinhos] e contemplar todos os pressupostos de rede viária local estudados por Porto e Matosinhos, assumindo claramente a condição de permeabilidade e continuidade urbanas e não de fronteira".

O anterior executivo da Câmara do Porto aprovou, em 23 de Julho de 2013, a elaboração de um plano de pormenor para viabilizar a execução desta avenida D. Pedro IV, cuja construção está prevista há décadas. Nessa reunião, enquanto vereador da oposição socialista, Correia Fernandes defendeu que a avenida "devia conter a hipótese de, no futuro, atravessar de forma não invasiva o Parque da Cidade, ligando o Porto a Matosinhos na Avenida D. Afonso Henriques".

Nesta iniciativa de hoje, promovida pela Câmara do Comércio Luso-Belga-Luxemburguesa, o vereador adiantou ainda que uma das soluções "a curto prazo" para melhorar o atravessamento pedonal do tabuleiro inferior da ponte Luís I é o alargamento dos passeios. Em resposta a uma questão sobre o que podia a autarquia fazer para melhorar aquele "acesso perigoso", Correia Fernandes esclareceu que primeiro é preciso que fique definido a quem compete a empreitada.
O tabuleiro é da Estradas de Portugal, mas esta entende que devem ser as autarquias as responsáveis pela sua manutenção.

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