Companhias low cost garantem mais de 60% dos turistas no Norte

Perfil dos que chegam ao Porto, segundo estudo de 2011 e 2012, aponta para homens de 20 a 40 anos, com formação superior e oriundos de Espanha e França.

Foto
Dados compilados a partir de 4119 entrevistas Manuel Roberto

Em 2011 e 2012 mais de 60% dos turistas que visitaram o Porto e o Norte de Portugal, via Aeroporto de Francisco Sá Carneiro, viajaram em companhias de baixo custo. De acordo com um estudo realizado pelo IPDT – Instituto do Turismo, o viajante low cost que passa pelo aeroporto é homem, tem entre 20 e 40 anos, é casado, com um curso superior e provém, sobretudo de Espanha e França.

O estudo Perfil dos Turistas Internacionais do Porto e Norte de Portugal teve por base 4119 entrevistas realizadas a passageiros que se encontravam na sala de espera do aeroporto. Os dados colocam um número naquilo que já há muito é dito a partir de uma base empírica – as companhias low cost têm um enorme peso no turismo do Norte do país.

De acordo com os dados do IPDT, em 2011, 49,8% dos turistas chegaram ao Porto com a companhia irlandesa Ryanair, ao passo que a Easyjet, outra low cost, foi responsável pelo transporte de 12,3% dos turistas. À TAP couberam 25,6% dos turistas que aterraram no Sá Carneiro, número que subiu para 26,1% em 2012. Nesse ano, a Easyjet manteve a mesma percentagem e a Ryanair foi responsável, naquele aeroporto, pela entrada de mais de metade do total dos turistas, ao transportar 50,5% deles.

O estudo, realizado em parceria com o Turismo do Porto e Norte de Portugal e com o próprio aeroporto, revela ainda que o turista low cost (aquele que chega, precisamente, nas companhias de baixo custo, de acordo com os critérios do estudo), gasta, em média, 300 euros e permanece na região entre quatro e cinco noites.

Em 2012, 40,1% dos turistas revelou visitar a região “duas ou três vezes por ano” e 48,5% declararam-se “totalmente satisfeitos” com o que encontraram, prometendo 28,8% deles recomendar o destino. E o que é que os turistas fazem pelo Porto e pelo Norte? Pelo menos 83,7% andaram a experimentar a gastronomia, 54,4% apreciaram a paisagem e 38,9% compraram artesanato.

Quanto à proveniência dos turistas, em 2012, 27,5% deles chegaram de França, 27% de Espanha e 11,8% do Reino Unido. De acordo com a informação divulgada pelo IPDT, a maior parte dos turistas que viajou em companhias low cost fê-lo por motivos de lazer ou para visitar familiares e amigos. Quando pernoitam no Grande Porto, estes turistas fazem-no, sobretudo, em hotéis, reservados através da Internet. Os que dormem fora do Grande Porto ficam, maioritariamente, em casa de familiares ou amigos e, em geral, permanecem na região oito noites ou mais.
 

Sugerir correcção
Comentar