Comboio Porto-Vigo não pára em Viana do Castelo

CP não tem estudos sobre a elasticidade da procura face à redução do tempo de viagem.

Foto
Só haverá movimento de passageiros nas estações do Porto e de Vigo Paulo Ricca/Arquivo

A nova oferta para os quatro comboios internacionais entre Porto e Vigo (dois em cada sentido) que a CP lança a partir de 1 de Julho não contempla quaisquer paragens no percurso intermédio.

Não foram, portanto, atendidas as reivindicações dos autarcas de Viana do Castelo e de Valença, para que as composições servissem as respectivas cidades.

Conforme anunciado na última Cimeira Ibérica, a CP pretende fazer a viagem directa entre Porto e Vigo em pouco mais de duas horas, conseguindo reduzir em 40 minutos a duração da ligação actual.

No entanto, como a linha é de via única, os comboios rápidos internacionais vão ter de parar várias vezes para fazer cruzamentos e dois deles até o farão em Viana do Castelo. O comboio Porto-Vigo da tarde sai às 19h10 de Campanhã e pára, às 20h11, durante dois minutos em Viana, precisamente para se cruzar com o comboio precedente da Galiza e que ali cumpre uma paragem técnica de quatro minutos.

No entanto, nenhum passageiro pode embarcar ou desembarcar em Viana do Castelo, apesar de os comboios ali se deterem vários minutos diariamente, porque a paragem não é comercial, mas apenas´técnica.

O mesmo se passa em relação a Valença. A CP não vai vender bilhetes nem permitir que se entre ou se saia do comboio nesta cidade, embora os quatro comboios internacionais efectuem ali uma paragem por razões técnicas.

Darque, Lousado e Caminha são também estações onde haverá cruzamentos que obrigam a paragens daqueles comboios, sem recolha ou largada de passageiros.

O PÚBLICO apurou que a CP não tem qualquer estudo de mercado sobre a elasticidade da procura face à redução do tempo de viagem entre Porto e Vigo, tendo esta nova oferta sido ditado por razões políticas, e não por critérios de rentabilidade.

José Maria Costa, o presidente da Câmara de Viana do Castelo que assume a presidência rotativa da associação luso-galaica de municípios Eixo Atlântico, reúne-se nesta quinta-feira com responsáveis da Refer, em Lisboa, para discutir o plano de Investimentos e o cronograma da modernização da Linha do Minho, que liga o Porto a Vigo.

Notícia actualizada: acrescentado o último parágrafo.

Sugerir correcção
Comentar