Chuva provoca inundações e 13 desalojados em Loulé

Foto
Há várias lojas e casas inundadas Foto: Joana Freitas/arquivo

A chuva que caiu intensamente na madrugada desta quinta-feira provocou inundações em habitações e ruas de Loulé, distrito de Faro, causando pequenos danos e deixando desalojadas pelo menos 13 pessoas.

Devido à forte precipitação, registada sobretudo entre a meia-noite de quarta-feira e as 3h de hoje, que fez transbordar as linhas de água, a linha ferroviária do Algarve encontra-se cortada na zona de Vale Judeu, em Loulé, na sequência do abatimento de terras. Ao final da manhã, aguardava-se que o nível da água baixasse para avaliar a dimensão dos estragos na via.

As zonas de habitação de Vale do Lobo, Quinta do Lago, Quarteira e Vilamoura foram as mais afectadas, havendo registo de inundações em casas e garagens. O presidente da Câmara de Loulé, Seruca Emídio, disse que ao início da manhã os bombeiros ainda estavam no terreno a limpar casas e ruas, apesar de a chuva ter parado de cair. 

Só no final do dia poderá ser feita uma avaliação global dos estragos, mas um primeiro balanço provisório aponta para 13 pessoas desalojadas nas zonas de Quarteira e Almancil. Destas, seis pessoas - mãe e cinco filhos - foram instaladas no quartel dos bombeiros de Quarteira, depois de terem saído de casa pela janela, em Vale Judeu, uma vez que não puderam abrir a porta devido à enxurrada. Durante a manhã, foram transferidas para uma pensão.

Outras seis pessoas foram socorridas pelos familiares e vizinhos, e uma idosa acamada foi internada no centro de saúde de Loulé com indícios de hipotermia.

Ao final da manhã, Seruca Emídio disse que "tem vindo a aumentar o número de pedidos de ajuda por parte de pessoas que perderam os seus bens". Estes casos estão a ser encaminhados para os técnicos da autarquia.

“Queria deixar tranquilidade às pessoas uma vez que a situação não oferece cuidados especiais", disse o autarca. No entanto, lançou um apelo aos proprietários que tenham segunda habitação nesta zona turística, no litoral do concelho de Loulé. "Se têm vizinhos ou alguém por perto, verifiquem o estado das casas porque poderá haver inundações", afirmou.

Durante a madrugada, em consequência das inundações, esteve cortada a estrada que liga Almancil a Quarteira, mas entretanto a circulação já foi restabelecida.

O Instituto de Meteorologia tinha colocado às 6h00 desta quinta-feira sob aviso amarelo os distritos de Lisboa, Setúbal e Santarém devido às previsões de chuva forte, lançando ainda um aviso amarelo por agitação marítima no Algarve.


Notícia actualizada às 11h50
<_o3a_p>

Sugerir correcção
Comentar