Idoso desaparecido na enxurrada em Boliqueime

Forte precipitação colocou a nu reduzida capacidade de escoamento dos colectores e deficiências urbanísticas. Antiga ribeira de Albufeira chama-se hoje Avenida da Liberdade

Fotogaleria
Fotogaleria
Fotos Filipe farinha
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria

Um homem de 80 anos desapareceu esta tarde no Algarve, na zona de Boliqueime. Conduzia um automóvel Smart na estrada que liga a discoteca Kadoc à Estrada Nacional 125 e suspeita-se que possa ter sido levado pela enxurrada. A viatura foi arrastada para dentro de um ribeiro, tendo mais tarde, sido encontrada submersa, com os vidros partidos. A GNR prossegue as buscas para encontrar o homem.

O ribeiro que recebe as águas da zona norte de Boliqueime saltou das margens, não se distinguindo, durante a tarde, onde acabava a estrada e começava a linha de água. O túnel por baixo da linha de caminho de ferro da estação de Boliqueime funcionou  como um funil, tornando perigosa a circulação no local. O pico mais intenso da pluviosidade nesta zona do Algarve deu-se entre as 14h00 e as 14h30.

A rua dos bares de Albufeira transformou-se também numa ribeira. A chuva que caiu entre a madrugada e a tarde deste domingo veio colocar a nu, de forma mais evidente, aquilo que já era conhecido: a baixa da cidade é uma zona de alto risco de inundações. Desta vez, a situação foi mais grave – a água entrou pelas lojas até quase ao tecto e a Praia dos Pescadores transformou-se num mar de lama, onde foram desaguar móveis, electrodomésticos, baldes e tudo o que a enxurrada apanhou pela frente.

Mal a precipitação deixou de se fazer sentir de forma mais intensa, centenas de habitantes saíram para a rua ver o espectáculo das águas em movimento. O miradouro do Pau da Bandeira foi dos locais mais concorridos. Uns recolhiam imagens para mais tarde recordar, outros deixavam cair lamentos e críticas. “Já se sabia que, mais tarde ou mais cedo, isto iria acontecer”, observava o antigo pescador Orlando Neves, criticando a qualidade das obras da Sociedade Polis, levadas a cabo ao tempo que José Sócrates ocupava a pasta de secretário de Estado do Ambiente. O plano de requalificação da cidade transformou o local conhecido por ribeira numa área urbanizada, que hoje se chama Avenida da Liberdade. Mas o pior foi que em “em vez de aumentarem o diâmetro das manilhas das águas pluviais, reduziram-no".

Um entertainer residente em Albufeira há muito tempo, António Dias, subscreve a tese, acrescentando: “ Os técnicos foram avisados pelos moradores, mas não quiseram dar ouvidos”. O pescador evoca a velha praia dos pescadores, quando o turismo ainda não tinha feito sentir os seus efeitos no urbanismo da cidade: “Ainda me recordo de o meu sogro ir por aqui acima [pela actual Rua 25 de Abril] com um barco a remos buscar pessoas a casa, quando havia inundações”.  Albufeira sempre foi vulnerável à queda de água.

De telemóvel na mão, a agente de viagens Frederica Costa tenta saber se estão bem as pessoas retidas em casa, porque o caudal das águas na rua não lhes permite sair. Aparentemente encontram-se livres de perigo, aguardam apenas o resgate dos bombeiros, feito com recurso a uma mota de água. “Vou perder tudo o que tenho no escritório, não sei calcular o prejuízo”, lamenta. Desde a última grande inundação, há cerca de oito anos, as companhias de seguros “não querem correr tão grandes riscos, e colocam muitas dificuldades para fazer seguros”, assegura.

Mas não foi só na cidade que o mau tempo se fez sentir. A ribeira que entra na praia de Santa Eulália saltou do leito, partiu os pontões e a ponte de madeira de acesso à zona balnear ficou destruída. Um pouco mais para nascente, nos Olhos d’ Água, as sarjetas entupiram a lama escorreu das arribas para a rua. Uma grande parte da areia da praia desapareceu. Na fonte de Boliqueime as águas que escorreram da zona do barrocal chegaram ao cruzamento da Estrada Nacional 125 e o local a que uns chamam poço e outros fonte de Boliqueime converteu-se  num lago, com a água a chegar a meio das portas das viaturas. Na fronteira do concelho de Loulé com Albufeira, as canas que se juntaram nos pilares da ponte do Barão formaram uma espécie de barragem, e as águas inundaram os campos em redor. 

Sugerir correcção
Comentar