Chefe Vítor Sobral pondera não reabrir restaurante no Terreiro do Paço

Foto
O cozinheiro é critíco da autarquia lisboeta Miguel Manso (arquivo)

Atraso das obras e o projecto para a Praça do Comércio podem forçar o chefe a levar o seu restaurante gourmet para outro espaço da capital

O “temporiamente encerrado” colado à porta do restaurante Terreiro do Paço, em Lisboa, poderá transformar-se em definitivo. Como admitiu ao PÚBLICO, Vítor Sobral não sabe se irá voltar ou não a ter o espaço no Terreiro do Paço. “Estamos a colocar a hipótese de não reabrir o restaurante neste local”, disse o conceituado chefe de cozinha português, que abriu na terça-feira um espaço de petiscos em Campo de Ourique, chamado a Tasca da Esquina.

O regresso de Vítor Sobral ao restaurante especializado em cozinha nacional irá depender “do projecto que está a ser feito no Terreiro do Paço” e de a autarquia “cumprir ou não com as promessas feitas”. Além disso, as obras no restaurante, à semelhança do que se passa com o projecto de remodelação da restante Praça do Comércio, estão a avançar a um ritmo lento. “Supostamente, as obras já deviam ter terminado, mas ainda nem sequer começaram”, enfatiza Sobral com algum desancanto.

O cozinheiro critica ainda a postura da autarquia, que não tem sabido aproveitar a “grande capacidade gastronómica que existe em Portugal”. “Enquanto o poder local não vir que os chefes deste país são mais-valias para o turismo e para a própria economia, nada feito”, destaca.

O mesmo conceito

Ainda assim, o cozinheiro garante que, se não voltar a abrir o restaurante no Terreiro do Paço, irá abrir um espaço com o mesmo conceito em outro local. “Muito em breve, irei ter um produto muito parecido com o que tinha no Terreiro do Paço, seja neste sítio ou em outro qualquer”, garante.

A possibilidade de Vítor Sobral poder não reabrir o espaço no Terreiro do Paço surge algumas semanas depois de o advogado José Miguel Júdice, proprietário da Quinta das Lágrimas (grupo parceiro do restaurante) ter assinado uma petição do Fórum Cidadania Lisboa, a solicitar a realização de um debate público sobre a remodelação da Praça do Comércio.

A petição assinada por Júdice, que presidiu ainda durante alguns meses à sociedade responsável pelas obras no Terreiro do Paço (a Frente Tejo), pede à Câmara Municipal de Lisboa e ao Governo que “procedam, quanto antes, à abertura de um período de discussão pública antes de se iniciar o processo de execução ou [pelo menos] antes de o concurso ser lançado”.

Contudo, mesmo que regresse ao Terreiro do Paço, o restaurante do chefe Vítor Sobral terá uma nova face. A zona conhecida como o Terreiro – a esplanada aberta coberta pela arcada pombalina – iria manter-se, mas o Paço no interior – o restaurante propriamente dito – converter-se-ia num espaço mais amplo e aberto, se bem que um pouco mais reduzido.

É que o Turismo de Lisboa, que arrenda o espaço ao restaurante, quer alargar o seu centro de atendimento a turistas, que está situado mesmo ao lado. Isso iria fazer com que o espaço de restauração Vítor Sobral passesse a ficar apenas com a área de restauração no primeiro andar e com uma zona de recepção e bar no rés-do-chão.

A renovação da Praça do Comércio, que irá incluir a abertura hotel e lojas e de esplanadas nas arcadas, terá de estar pronta a tempo das comemorações do centenário de implantação da República, a 5 de Outubro de 2010.

Sugerir correcção
Comentar